Otimização dos custos de transporte para exportação da pluma de algodão: contraste entre Mato Grosso e Bahia

Autores

  • Rosana Sinfuentes Machado UFMT
  • Benedito Dias Pereira UFMT
  • Meiresângela Miranda Muniz UFMT
  • Dryelle Sifuentes Pallaoro UFMT

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v9i2.14227

Resumo

Como os custos de transportes representam uma dos mais relevantes elementos da competitividade das economias regionais, com adoção da Pesquisa Operacional (Método Simplex), posteriormente comparados entre si, estimam-se valores que minimizam esses custos ao longo dos principais itinerários usados pelos exportadores de algodão em pluma até os Portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) das duas unidades federativas do Brasil que atualmente mais se destacam na produção e na exportação desse bem: Mato Grosso e Bahia. Os resultados estimados revelam que a exportação com origem na Bahia apresenta maior vantagem competitiva nesse contraste em decorrência dos menores custos incorridos pelos cotonicultores localizados nessa unidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Sinfuentes Machado, UFMT

Mestrado em Agronegócio e Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, Faculdade de Economia, da Universidade Federal do Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2015-03-07

Como Citar

Machado, R. S., Pereira, B. D., Muniz, M. M., & Pallaoro, D. S. (2015). Otimização dos custos de transporte para exportação da pluma de algodão: contraste entre Mato Grosso e Bahia. Nexos Econômicos, 9(2), 103–118. https://doi.org/10.9771/rene.v9i2.14227

Edição

Seção

Artigos