Transformações estruturais, (des)concentração espacial e inserção internacional: uma análise para a economia baiana com base na teoria da base produtiva

Autores

  • Fernanda Calasans Costa Lacerda UESB
  • Gustavo Casseb Pessoti UNIFACS
  • Josias Alves Jesus Unifacs

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v7i1.13597

Resumo

Este artigo analisa a dinâmica econômica dos trinta maio- res municípios exportadores do estado da Bahia, com destaque para as externalidades geradas pelas suas exportações sobre a participação no Produto Interno Bruto (PIB) do estado e a geração de empregos formais. O objetivo geral do trabalho é investigar a capacidade do setor externo de afetar positivamente o crescimento econômico municipal, fundamentando- -se nas formulações teóricas do pensamento econômico da Cepal e da Teoria da Base Exportadora. Adicionalmente, busca examinar o efeito do incremento das exportações dos municípios selecionados na configuração econômico-espacial da Bahia, caracterizada por elevada concentração territorial e setorial. A análise foi realizada com base nos dados municipais relativos ao comércio externo, à atividade econômica e ao mercado de trabalho, disponibilizados por órgãos federais e estaduais, referentes ao período 2000-2012. Os resultados revelam que os municípios exportado- res conseguiram ampliar a sua participação no PIB estadual, contribuindo para reduzir a concentração econômico-espacial em torno da Região Metropolitana de Salvador. Além disso, foi possível constatar, através do multiplicador de emprego, que o setor externo produz impacto positivo na geração de emprego formal nesses municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Calasans Costa Lacerda, UESB

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia, professora assistente do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Gustavo Casseb Pessoti, UNIFACS

Mestre em Análise Regional pelo Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU/Unifacs) da Universidade Salvador, professor do curso de Ciências Econômicas da Universidade Salvador, gestor governamental do estado da Bahia – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

Josias Alves Jesus, Unifacs

Mestre e doutorando em Análise Regional pelo Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU/Unifacs), professor assistente do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Downloads

Publicado

2013-05-05

Como Citar

Lacerda, F. C. C., Pessoti, G. C., & Jesus, J. A. (2013). Transformações estruturais, (des)concentração espacial e inserção internacional: uma análise para a economia baiana com base na teoria da base produtiva. Nexos Econômicos, 7(1), 141–178. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v7i1.13597

Edição

Seção

Artigos