O Cooperativismo segundo o Direito e a Sociologia do Trabalho

Autores

  • Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF

Palavras-chave:

Cooperativismo. Direito do Trabalho. Sociologia do Trabalho. Jurisprudência. flexibilização.

Resumo

Este artigo aborda o tratamento conferido ao Cooperativismo pelo Direito e pela Sociologia do Trabalho, em função do fenômeno da reestruturação produtiva e da flexibilização, somada ao advento da nova legislação das cooperativas de trabalho. O artigo discute as contribuições dessas áreas de pesquisa para os empreendimentos solidários autogestionários e indica alguns dos temas recorrentes na literatura a esse respeito. O artigo aborda, ainda, o perfil da jurisprudência do Tribu­nal Superior do Trabalho (TST) sobre o tema cooperativismo e a relação de trabalho. Por fim, mas não menos importante, demonstra como a Lei 12.690 de 19 de julho de 2012, que consolida boa parte das respostas às preocupações presentes na literatura citada, é reconhecida como um divisor de águas no tratamento legal conferido aos empreendimentos solidários autogestionários do ramo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Henrique Cupertino Alcântara, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF

Graduação em Ciências Sociais pela UFJF (2001), mestrado e doutorado em Sociologia pelo IUPERJ (2002-2008). É especialista em Direito Urbanístico pela PUC-Minas e graduada em Direito pela ESUV (Viçosa). Pós-graduanda em Direito e Processo do Trabalho pela LFG e em Direito Notarial e Registral. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Ação Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria sociológica, institucionalismo, políticas públicas, cooperativismo, economia solidária, urbanização e Direito do Trabalho. Cofundadora das Revistas Eletrônicas CSOnline e da ISEGORIA. Co-autora do livro Cooperativismo popular: reflexões e perspectivas, editado pela UFJF, 2003. Autora do livro Economia Solidária: o dilema da institucionalização, 2005, publicado pela Arte&Ciência, e o livro didático sobre Sociologia para terceiro grau cujo título é Os clássicos no cotidiano: Comte, Marx, Tocqueville, Durkheim, Weber, publicado em 2007 pela editora Arte&Ciência. Foi Professora Adjunta da UFV, Campus de Rio Paranaíba de 07/07/2008 a 13/01/2009. Foi Professora Adjunta II da UFV-sede, Depto de Economia Rural, de 13/01/2009 a 28/06/2012. Atualmente é Professora Adjunta III da UFJF, Campus de Governador Valadares, Depto de Direito. 

Downloads

Publicado

2014-07-07

Como Citar

1.
Alcântara FHC. O Cooperativismo segundo o Direito e a Sociologia do Trabalho. Organ. Soc. [Internet]. 7º de julho de 2014 [citado 18º de maio de 2024];21(68). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9970

Edição

Seção

Artigos