Mérito, Reprodução Social e Estratificação Social: apontamentos e contribuições para os estudos organizacionais

Authors

  • Diogo Henrique Helal Universidade Federal da Paraíba

Keywords:

Estratificação Social, Estudos Organizacionais, Mérito, Reprodução Social.

Abstract

O artigo apresenta uma reflexão teórica sobre mérito, reprodução social e estratificação social, destacando algumas correntes teóricas sobre estratificação social, o modo como elas destacam (ou não) o mérito e esforço individual, e por fim apresentando contribuições para o debate e os estudos organizacionais. Em detalhe, são apresentadas as noções iniciais sobre estratificação social, destacando a prevalência de estudos e abordagens funcionalistas sobre o tema. A seguir, trata da leitura funcionalista da abordagem weberiana acerca da estratificação social, feita por Parsons e seguidores, que influenciou a teoria sociológica da modernização, e a própria elaboração de sua hipótese meritocrática, central nos estudos clássicos sobre estratificação social. Tal hipótese é questionada, tomando por base estudos de inspiração marxista, que veem, na estratificação social, um fenômeno de reprodução social. Adiante, são apresentados algumas considerações sobre diferentes maneiras de se mensurar a estratificação social, destacando as de inspiração weberiana e marxista. E por fim, o artigo busca indicar apontamentos e contribuições das reflexões sobre estratificação social para os estudos organizacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Diogo Henrique Helal, Universidade Federal da Paraíba

Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Federal da Paraíba, e Professor Doutor da Faculdade Boa Viagem (FBV-DeVry).

Published

2015-04-01

How to Cite

1.
Helal DH. Mérito, Reprodução Social e Estratificação Social: apontamentos e contribuições para os estudos organizacionais. Organ. Soc. [Internet]. 2015Apr.1 [cited 2024Apr.28];22(73). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8885

Issue

Section

Marxism