Teorias organizacionais e materialismo histórico

Authors

  • Claudio Roberto Marques Gurgel Universidade Federal Fluminense
  • Agatha Justen Gonçalves Ribeiro EBAPE-FGV

Keywords:

marxismo, teorias organizações, desenvolvimento histórico

Abstract

As teorias organizacionais aparecem frequentemente na literatura especializada como criações isoladas e autônomas dos seus autores, desarticuladas das demais dimensões da realidade. Este artigo, ao contrário, tem por objetivo apresentar essas teorias como integrantes dos diversos momentos do desenvolvimento do capitalismo no século XX. Entende-se que essas teorias procuram dar respostas que garantam o atendimento das necessidades do sistema, a cada ciclo histórico. Buscam atender às determinações do capitalismo, oferecendo soluções, no nível da empresa, a cada desafio colocado. Enfim, são elas próprias uma história. Como método de conhecimento, trabalhamos com o materialismo histórico e dialético, considerando que as ideias são precedidas da materialidade, e esta materialidade se expressa no pensamento como um todo, contraditório e em permanente movimento, à semelhança da própria realidade. Como procedimento, percorremos as principais formulações teóricas e procuramos demonstrar suas relações com as condições econômicas e políticas dadas, expondo o diálogo que essas teorias travam com as outras dimensões do desenvolvimento capitalista. Adicionalmente, nos é dado perceber que, enquanto uma história, as teorias organizacionais são também uma expressão reduzida e subjacente do conflito de interesses entre patrões e empregados.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudio Roberto Marques Gurgel, Universidade Federal Fluminense

Claudio Gurgel é economista, especialista em administração de empresas, mestre em administração pública, mestre em ciência política e doutor em educação, na área de concentração educação e trabalho. É professor da graduação e da pós-graduação na Universidade Federal Fluminense, ligado especialmente à área de administração pública.

Agatha Justen Gonçalves Ribeiro, EBAPE-FGV

Agatha Justen é mestre em Administração Pública e doutoranda em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV). É também mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é professora substituta de Ciência Política na UFRJ. Trabalha com pensamento social latino-americano, controle social de políticas públicas, Estado e democracia.

Published

2015-04-01

How to Cite

1.
Gurgel CRM, Ribeiro AJG. Teorias organizacionais e materialismo histórico. Organ. Soc. [Internet]. 2015Apr.1 [cited 2024Apr.27];22(73). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8856

Issue

Section

Marxism