Contribuições do Organizar (Organizing) para os Estudos Organizacionais

Authors

  • Márcia de Freitas Duarte Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV
  • Rafael Alcadipani Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV

Keywords:

Organizar. Organizing. Ontologia. Pós-modernismo. Pós-estruturalismo.

Abstract

Ancorado em um estilo de pensamento pós-moderno, este artigo fomenta uma discussão acerca dos processos de organizar (organizing), como uma abordagem que lança um novo olhar sobre as organizações e seus fenômenos, os quais passam a ser compreendidos como realizações, como resultados de processos heterogêneos contínuos e precários que, por estarem em constante produção, geram uma aparente estabilidade. Apresentamos a noção do organizar, suas origens, algumas perspectivas sobre o tema e quais seriam suas possíveis contribuições e implicações para o campo dos Estudos Organizacionais (EO), em termos de prática de pesquisa e ensino. Concluímos que a perspectiva do organizar pode contribuir para a desnaturalização da noção de organização enquanto estrutura rígida, homogênea e não problemática, alinhando-se também à discussão acerca da predominância das metanarrativas organizacionais. Assim, o organizar se apresenta como uma alternativa para o estudo das organizações e suas complexidades, gerando reflexões e esforços em termos de ensino e pesquisa.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcia de Freitas Duarte, Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV

Doutoranda em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará PPAC/FEAAC/UFC. Bacharel em Administração pela mesma instituição, onde também atua como assistente em administração (servidora pública). Possui experiência como tutora de cursos semipresenciais. Realiza pesquisas principalmente na área de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas, nos temas indústrias criativas, práticas organizativas e carreiras

Rafael Alcadipani, Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV

Professor Adjunto da EAESP-FGV. Ph.D pela Manchester Business School. Realizou pós-doutorado no Gothenburg Research Institute da Universidade de Gotemburgo, Suécia, onde trabalhou sob a supervisão da Profa. Barbara Czarniawska. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, tendo sido Professor Homenageado no curso de graduação da FGV-EAESP, indicado a prêmios de melhor artigo em congressos nacionais e internacionais de destaque como o Enanpad e o Academy of Management Meeting, além de ter tido artigos como mais lidos de periódicos internacionais como Organization. Atualmente é Líder da Linha de Pesquisa em Estudos Organizacionais da EAESP-FGV. Foi visiting professor na Istanbul Bigli University e é visiting researcher na Manchester Business School. Editor associado do periódico Critical Perspectives on International Business (Qualis A2) e revisor de periódicos nacionais e internacionais de renome. Foi membro do comitê científico da Divisão de Estudos Organizacionais da ANPAD, membro-eleito do comitê científico da divisão CMS da Academy of Management e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais. Parecerista do CNPq, CAPES e da Fapesp. Fez parte do comitê de avaliação da CAPES para o Qualis-periódicos da área de administração para o triênio 2010-2012. Foi chefe do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP-FGV e coordena o Programa de Iniciação a Pesquisa da mesma instituição. Seus interesses de pesquisa são práticas e organizações, etnografia e perspectivas pós-estruturalistas em análise das organizações. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPESP.

Published

2015-12-20

How to Cite

1.
Duarte M de F, Alcadipani R. Contribuições do Organizar (Organizing) para os Estudos Organizacionais. Organ. Soc. [Internet]. 2015Dec.20 [cited 2024May6];23(76). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8666

Issue

Section

Articles