Criatividade na Ação Política

Authors

  • Eduardo Paes Barreto Davel Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia
  • Josiane Silva de Oliveira Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá
  • Andrea Cardoso Ventura Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia

Keywords:

Criatividade, Ação Política, Resistência Criativa, Governança Climática Urbana.

Abstract

A energia da resistência criativa pode descortinar ao pesquisador em Administração e em Estudos Organizacionais vários horizontes e várias possibilidades de teorização relevantes para estimular a prática. Como poderíamos pensar de forma mais estruturada a criatividade como fonte para protestar, subverter e resistir? Como a criatividade poderia abrir novos caminhos para pensar a ação política e crítica em nosso campo de pesquisa? Será que a criatividade poderia ser uma via de resistência ao status quo e abrir caminhos inovadores para teorizarmos sobre a governança climática urbana?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eduardo Paes Barreto Davel, Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador no CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA) e no NPGA - Núcleo de Pós-graduação em Administração (UFBA). Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da O&S - Revista Organizações & Sociedade. Editor associado da RAE - Revista de Administração de Empresas  e da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, educação em Administração, métodos qualitativos de pesquisa, aprendizagem, criatividade, cultura, arte e estética nas organizações.

Josiane Silva de Oliveira, Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá

Professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás (PPGADM/UFG). Sou doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral realizado na Université du Québec/Canadá. Minha atuação tem se concentrado no campo dos Estudos Organizacionais e do Direito, a partir de uma perspectiva antropológica, com foco nos Estudos Baseados em Práticas. Em termos metodológicos, meu interesse de pesquisa está voltado para discussões sobre etnografia.

Andrea Cardoso Ventura, Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui pós-doutorado em Administração pela UFBA, universidade em que fez seu doutorado em Administração (2013), com doutorado-sanduiche em Engenharia Industrial realizado na UPM - Universidad Politécnica de Madrid (2012/2013), tendo como enfoque Tecnologias Sociais no Semiárido Baiano. Fez Mestrado em Administração (2008), também pela UFBA, e em Estudios Contemporaneos de América Latina (2009), pela UCM - Universidad Complutense de Madrid, sendo ambas as dissertações com estudo enfocado em conflitos socioambientais. A pesquisadora, que é graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e em Direito, pela ITE - Instituição Toledo de Ensino (1996), também possui especialização em Marketing, pela Unifacs (2003). Atualmente, é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental do Clima e Mercado de Carbono (GAGMC), ligado ao Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO/UFBA), integrando ainda o Núcleo de Política e Administração em Ciência e Tecnologia (NACIT/UFBA), com pesquisas focadas em inovações e propostas de solução em busca do desenvolvimento sustentável. Foi coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) e vencedora do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2014, com a melhor tese em tecnologias socioambientais com ênfase no combate à pobreza. É pesquisadora colaboradora da Cátedra Unesco em Sustentabilidade. Tem larga experiência profissional na área de Comunicação Organizacional, com ênfase em Relações Públicas, atuando como professora e consultora em temas como: Inovação Social e Ambiental, Reciclagem Inclusiva, Desenvolvimento Sustentável, Conflitos Sociombientais, Governança Ambiental, Empreendedorismo e Relacionamentos Institucionais. Foi co-criadora da Plataforma Web Paso Cierto, voltada a recicladores de base de oito países da América Latina.

Published

2020-06-02

How to Cite

1.
Davel EPB, Oliveira JS de, Ventura AC. Criatividade na Ação Política. Organ. Soc. [Internet]. 2020Jun.2 [cited 2024Apr.30];27(93). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/35958

Issue

Section

Editorial