Se essa rua fosse minha eu mandava ladrilhar: conflitos sociais no organizar do espaço urbano e a luta pela significação entre discursos e [r]existência

Authors

  • Carlos César de Oliveira Lacerda Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello Universidade Federal de Recife - UFPE

Keywords:

Cais Mauá, Gestão do Espaço, Conflitos Sociais, Teoria do Discurso, Direito à Cidade.

Abstract

Esse artigo é um estudo sobre a intervenção urbana de requalificação no porto Cais Mauá, localizado em uma das grandes metrópoles brasileiras, Porto Alegre. O objetivo é compreender como os conflitos sociais são descritos segundo uma prática discursiva de caráter social no organizar do espaço urbano no Cais Mauá. Nossa abordagem é qualitativa e a corrente pós-estruturalista encaminhou todo o percurso metodológico do trabalho na perspectiva da teoria do discurso de Laclau e Mouffe. Foi montado um arquivo de pesquisa contendo 147 itens, entre os quais reportagens, entrevistas, imagens e documentos, que foram analisados a fim de desvelar os discursos à luz da análise do discurso foucaultiana. Para apoiar a investigação utilizou-se o software de análise qualitativa NVivo para decodificar as informações e organizar os dados do arquivo. Os resultados apontam quatro formações discursivas: de um lado, duas formações favoráveis à requalificação, ancoradas na concepção de modernização e desenvolvimento da cidade; de outro, um posicionamento contrário a este, com também duas formações discursivas, embasadas na convicção de que o projeto não atende aos anseios sociais e fere a identidade gaúcha. As cadeias de equivalências e diferenças demonstram que o Cais Mauá disputa significados por suas peculiaridades, mas compartilham algo em comum: um conceito de cidade multifacetado. Por um lado, um conceito baseado em megaestruturas, grandes empreendimentos e valor econômico, e do outro lado um modelo baseado em participação, transparência, convívio e preservação através de denúncias em forma de resistência. Chegamos à conclusão de que as perspectivas discutidas no trabalho trazem novas orientações para a discussão do organizar de cidades sob o contexto discursivo, crí- tico e simbólico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos César de Oliveira Lacerda, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (PPGA-UECE), na área de concentração: Gestão, Organizações e Ambiente, com ênfase em Gestão e Estudos Organizacionais. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD-UFPE) na linha de pesquisa: Organização e Sociedade. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é professor na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e participante do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos Urbanos e Política da Mobilidade (MOBIS/CNPq), vinculado à UFPE e Estudos Organizacionais, Tecnologias Digitais e Pesquisa Qualitativa (EO-TEDPEQ), vinculado à UECE.

Sérgio Carvalho Benício de Mello, Universidade Federal de Recife - UFPE

Tem formação na área de Administração de Empresas e Filosofia, tendo alcançado o título de Doutor pela City, University of London, Reino Unido (1997). É professor associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq.

Published

2020-11-04

How to Cite

1.
Lacerda CC de O, Mello SCB de. Se essa rua fosse minha eu mandava ladrilhar: conflitos sociais no organizar do espaço urbano e a luta pela significação entre discursos e [r]existência. Organ. Soc. [Internet]. 2020Nov.4 [cited 2024Apr.25];27(95). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/28544

Issue

Section

Articles