Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo

Authors

  • Marianny Jessica de Brito Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
  • Marconi Freitas da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
  • Jairo de Pontes Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Keywords:

Extensão do Self, Consumo Colaborativo, Posse, Compartilhamento, Bike.

Abstract

A pesquisa busca compreender como se dá a extensão do self na prática do consumo colaborativo por meio do sistema de compartilhamento de bicicletas de Pernambuco. O estudo é alicerçado em abordagem qualitativa, com dados coletados por observação participante nas plataformas do Bike PE e entrevistas individuais não estruturadas com 24 usuários do projeto. Os dados foram interpretados a partir da aplicação da análise de discurso social-hermenêutica. Verificou-se que a possibilidade de pedalar pelo Bike PE representa uma oportunidade para reafirmar e construir certos elementos identitários ligados especialmente ao social e ao coletivo que estimulam ações conjuntas e/ou interativas. Assim, a identidade na prática colaborativa dos usuários do Bike PE é desenvolvida e estendida a partir do self relacional e do self influenciador e idealista. Identificou-se ainda que alguns usuários são também proprietários de bicicletas, apontando que o consumidor está disposto a experimentar novos modelos de prestação de serviços sem abandonar antigas práticas de consumo, como a aquisição de um bem. Com uma identidade multifacetada, os indivíduos buscam possibilidades de extensão e construção do self por meio do acesso e da posse, sendo a utilização do produto o elemento central na construção e extensão identitária, independentemente de o objeto usado ser próprio ou não.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marianny Jessica de Brito Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Doutoranda em Administração pela UFPE, atuando na linha "Gestão Organizacional", no campo temático "Marketing e Comportamento do Consumidor - MCC". Professora Substituta na UFPE, Campus do Agreste. 

Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (1985), especialização em Administração Hoteleira pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora associada I, do Departamento de Hotelaria e Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo da UFPE. 

Marconi Freitas da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Administração pela FEA/USP. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTur/UFPE. 

Jairo de Pontes Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Doutor em Administração, na área de Marketing no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Professor EBTT da Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (Campus III).

Published

2020-06-02

How to Cite

1.
Silva MJ de B, Barbosa M de L de A, da Costa MF, Gomes J de P. Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo. Organ. Soc. [Internet]. 2020Jun.2 [cited 2024Apr.30];27(93). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345

Issue

Section

Articles