Práticas e mecanismos de uma tecnologia social: proposição de um modelo a partir de uma experiência no semiárido

Authors

  • Ana Clara Aparecida Alves de Souza PPGA/UFRGS
  • Marlei Pozzebon HEC Montreal & FGV-EAESP

Keywords:

tecnologia social, inovação social, transformação social, semiárido brasileiro

Abstract

As crescentes desigualdades sociais, que desencadeiam e acentuam a exclusão social e a pobreza, têm reforçado a relevância da inovação social para a formulação de respostas alternativas ao que tem sido oferecido em modelos consolidados pelo status quo. Esta pesquisa considera a inovação social através da lente da tecnologia social, um conceito desenvolvido e documentado por pesquisadores latinoamericanos. Considerando a relevância das tecnologias sociais para a transformação de cenários sociais desfavorecidos, este estudo busca oferecer uma contribuição central: a concepção de um modelo conceitual, de natureza processual, que permite a identificação de mecanismos-chave subjacentes à transformação promovida por uma tecnologia social. Os resultados foram produzidos a partir de um estudo de caso único e em profundidade deuma organização da sociedade civil de interesse público que atua no semiárido cearense e vem promovendo transformações sociais na região, sobretudo contribuindo para a redução do êxodo de jovens por meio do fomento ao empreendedorismo rural. Como resultado do estudo, operacionalizamos um modelo conceitual para teorizar tecnologias sociais que contribui para uma melhor compreensão de seus mecanismos de funcionamento e modos de ação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Clara Aparecida Alves de Souza, PPGA/UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração

Marlei Pozzebon, HEC Montreal & FGV-EAESP

Professora titular do departamento de negocios internacionais e desenvolvimento internacional da HEC Montreal e tambem professora da FGV-EAESP.

Published

2020-06-02

How to Cite

1.
Souza ACAA de, Pozzebon M. Práticas e mecanismos de uma tecnologia social: proposição de um modelo a partir de uma experiência no semiárido. Organ. Soc. [Internet]. 2020Jun.2 [cited 2024Apr.19];27(93). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/24940

Issue

Section

Articles