Ações de treinamento em uma universidade pública, desenvolvimento profissional e cidadania organizacional: existe relação entre esses construtos?

Authors

  • Maria Célia Silva Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Diva Ester Okazaki Rowe Universidade Federal da Bahia
  • Luciana Mourão Universidade Salgado de Oliveira
  • Abdinardo Moreira Barreto Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Pato Branco

Keywords:

Capacitação, Avaliação de Treinamento, Cidadania Organizacional, Desenvolvimento Profissional

Abstract

Este trabalho avaliou a relação entre as percepções de resultados de treinamento, desenvolvimento profissional e comportamentos de cidadania organizacional, a partir de estudo em uma universidade pública. A pesquisa foi descritiva com abordagens quantitativa e qualitativa. Coletou-se dados em três etapas sucessivas: análise documental, survey com egressos (n = 231) e grupo focal com gestores (n = 11). Na análise utilizaram-se estatísticas descritivas, modelagens de equações estruturais e análise de conteúdo. Os resultados qualitativos mostraram convergências entre a opinião dos egressos e das chefias sobre o impacto do treinamento. Os testes indicaram que o impacto do treinamento explica 12% do desenvolvimento profissional. Para as dimensões de comportamentos de cidadania organizacional, o impacto do treinamento também foi significativo estatisticamente: sugestões criativas (22%), divulgação da imagem organizacional (10%) e cooperação com os colegas (3%). Esses achados trazem contribuições teóricas e implicações práticas para o treinamento de funcionários em organizações públicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-04-27

How to Cite

1.
Lima MCS, Rowe DEO, Mourão L, Oliveira AMB. Ações de treinamento em uma universidade pública, desenvolvimento profissional e cidadania organizacional: existe relação entre esses construtos?. Organ. Soc. [Internet]. 2020Apr.27 [cited 2024Nov.22];27(92). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/23338

Issue

Section

Articles