Clima e comportamentos de aprendizagem grupal

Authors

  • Silvania Silva Onça Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Diógenes de Souza Bido Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Adriana Santos Caparróz-Carvalho Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Mato Grosso

Keywords:

Clima para a aprendizagem grupal, Comportamentos de Aprendizagem grupal, Modelo de equações estruturais, Viés do método.

Abstract

Há um aumento do reconhecimento por parte das organizações da necessidade de reestruturar o trabalho em torno de equipes, proporcionando oportunidades para os membros aprenderem com os colegas por meio do diálogo e discussão. Este estudo teve como objetivo definir e operacionalizar o clima para a aprendizagem grupal (CAG) como um preditor dos  comportamentos de aprendizagem grupal. CAG foi definido e operacionalizado como uma variável latente de segunda ordem com sete dimensões, de modo a obter validade de conteúdo, convergente e discriminante. A hipótese foi testada a partir de uma amostra de 217 trabalhadores que atuam em equipe, em uma organização de desenvolvimento e treinamento para o uso de softwares. A modelagem de equações estruturais revelou que o CAG tem forte relação com os comportamentos de aprendizagem grupal. Assim, a promoção de um CAG requer que a equipe perceba que tem: apoio da gestão; tempo suficiente para realizar o trabalho e aprender; controle sobre eventos organizacionais, possiblidade de iniciar uma ação e
tomar decisões; oportunidades de aprender com os especialistas; acesso fácil a informações e orientações escritas e sentimento geral de satisfação com o local de trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silvania Silva Onça, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Diógenes de Souza Bido, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz (1991), mestrado (1999) e doutorado em Administração de Empresas pela FEA/USP (2004). Atualmente é professor adjunto na Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador do Núcleo de pesquisa e formação em Administração (NUPES) com os seguintes temas de pesquisa: Aspectos metodológicos da pesquisa em administração, modelagem em equações estruturais (LISREL e PLS-PM), análise multivariada, Aprendizagem individual e nas organizações e Medidas em Aprendizagem Organizacional.

Adriana Santos Caparróz-Carvalho, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Mato Grosso

Professora Assistente da Universidade Federal do Mato Grosso - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Published

2018-06-29

How to Cite

1.
Onça SS, Bido D de S, Caparróz-Carvalho AS. Clima e comportamentos de aprendizagem grupal. Organ. Soc. [Internet]. 2018Jun.29 [cited 2024Nov.15];25(86). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/16914

Issue

Section

Articles