Paradigmas de administração e legitimidade: a democracia enquanto forma de dominação

Authors

  • Elcio Gustavo Benini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Édi Augusto Benini Universidade Federal do Tocantins
  • Gabriel Gualhanone Nemirovsky Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Gestão societal. Democracia. Legitimação. Emancipação

Abstract

Este texto teve como objetivo a construção de um esquema teórico analítico e representativo das práticas e ações sociais formadoras de paradigmas históricos de administração. Especificamente, analisa a relação entre a ação social e sua construção legitimadora, de dominação e aceitação, considerando seus princípios estruturantes e instituições concretas, assim como as dimensões moral e material que podem condicionar a ação e sua construção cognitiva de significação. Enquanto procedimento de pesquisa e análise, partiu-se da relação entre as categorias lógicas e suas determinações históricas pari passu com a exposição das contradições das abordagens que elevam tais categorias ao plano de um desenvolvimento ontológico racional sem acúmulos e historicidade. Conclui-se que, ao se considerar a destrutividade intransponível do sistema metabólico do capital, as formas de alteridade de administração, definidoras do paradigma de gestão societal, que poderiam ser compreendidas somente pela estruturação moral, engendram-se também como necessidade histórica, o que faz da construção do interesse público uma necessidade, moral e material, necessária para a efetivação do interesse individual emancipado ou legítimo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elcio Gustavo Benini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação (UFMS). Professor adjunto da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua nos cursos de Graduação em Administração, Pós-graduação stricto sensu em Administração (mestrado e doutorado) e no Programa de Pós-graduação stricto sensu profissional em Administraçâo Pública (PROFIAP). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Organizações, Trabalho e Educação (GEPOTE).

Édi Augusto Benini, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins - UFT e coordenador do curso de Gestão Pública e Sociedade (especialização). Doutor em Educação na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV (2004), especialização em Agricultura Familiar e Extensão Rural - Unitins/MDA (2008) e graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (1999). Teve atuação profissional nas três esferas de governo (Estadual: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, de 2000 a 2003; Municipal: Prefeitura de Tupã-SP; e Federal: INCRA). Tem experiência na área de Gestão Pública, Ciência Política e Sociologia do Trabalho, com ênfase em Desenho de Programas Públicos e Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e avaliação de políticas públicas; economia solidária, autogestão e organização do trabalho; qualidade de vida, planejamento e administração pública. É autor do livro Sistema Orgânico do Trabalho, pela editora Ícone (2012).

Gabriel Gualhanone Nemirovsky, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Assiste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFMS. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Organizações, Trabalho e Educação - GEPOTE. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores da economia Solidária – ABPES.

Published

2019-04-04

How to Cite

1.
Benini EG, Benini Édi A, Nemirovsky GG. Paradigmas de administração e legitimidade: a democracia enquanto forma de dominação. Organ. Soc. [Internet]. 2019Apr.4 [cited 2024Mar.28];26(89). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/16614

Issue

Section

Articles