Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia

Authors

  • Lorena Souza Matos Escola de Administração de São Paulo - EAESP/FGV
  • Ana Sílvia Rocha Ipiranga Universidade Estadual do Ceará

Keywords:

Potencialidade de disrupção, Biotecnologia, Laboratórios de P & D, História

Abstract

Nesta pesquisa, busca-se identificar e descrever historicamente o potencial disruptivo de uma biotecnologia vinculada a um laboratório de P & D da Rede Nordeste de Biotecnologia.  Diferentes métodos foram utilizados, a partir de uma perspectiva sociológica e com abordagem da análise de relatos e enredos históricos. Considerando as dimensões que fundamentam tecnologias disruptivas, argumenta-se que a biotecnologia justifica a sua potencialidade de disrupção ao articular construtos relacionados à dimensão do Capacitador Tecnológico. Observou-se que alguns códigos e fragmentos dos relatos históricos transitam entre os construtos da dimensão - Inovação do Modelo de Gestão, sobretudo após a criação da spin-off. Contudo, considera-se que os construtos que compõem essa dimensão são limitados, assim como a ausência de relatos relacionados à dimensão Sistema de Valor Comercial, obstando a realização de uma ruptura em todo o seu potencial. Busca-se contribuir: 1. Construção teórica em inovação, a partir de uma perspectiva sociológica; 2. Poucos trabalhos foram feitos com a utilização da abordagem histórica sobre estratégias disruptivas de inovação. Não se teve como fim limitar uma análise sobre o potencial disruptivo de uma biotecnologia, mas antes fomentar estudos e discussões acadêmicas ao abordar estas questões mediante uma postura histórica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lorena Souza Matos, Escola de Administração de São Paulo - EAESP/FGV

Doutoranda em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP/FGV. Desenvolve pesquisas qualitativas teóricas e empíricas no campo dos Estudos Organizacionais, sobre temas como inovação, recursos humanos, direitos humanos e sensemaking. Seu foco atual de pesquisa é gestão da inovação empresarial.

Published

2018-04-02

How to Cite

1.
Matos LS, Ipiranga ASR. Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia. Organ. Soc. [Internet]. 2018Apr.2 [cited 2024Apr.30];25(85). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/16320

Issue

Section

Articles