Do Ecoambientalismo à Sustentabilidade: notas críticas sobre a relação organização-natureza nos Estudos Organizacionais

Authors

  • Fábio Freitas Schilling Marquesan UNIFOR - Universidade de Fortaleza
  • Marina Dantas de Figueiredo UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Keywords:

Orgocentrismo, Antropocentrismo, Ecologia, Desenvolvimento sustentável, Estudos organizacionais.

Abstract

Este trabalho tem dois objetivos: 1) resgatar uma perspectiva crítica sobre a relação existente entre organização e ambiente, a partir do paradigma ecológico; 2) provocar uma reflexão sobre os limites que a visão antropocêntrica hegemônica tem imposto aos Estudos Organizacionais. Nesse percurso, que começa com uma breve revisão de literatura sobre a relação entre organizações e ambiente, analisamos a consolidação do discurso do desenvolvimento sustentável enquanto tema dominante e apontamos suas limitações. Como alternativa crítica, propomos o paradigma ecológico como uma visão pós-humanista sobre o conceito de organizações. Nele, cultura e natureza não designam perspectivas ontológicas, mas contextos relacionais. O entendimento de que humanos e objetos estão ligados por uma sociabilidade comum inscrita no ambiente depende da ênfase nas redes que constituem as organizações. Assim, abre-se a possibilidade de resgatar o sentido das mesmas no entendimento dos processos de (trans)formação do humano e da materialidade no ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Freitas Schilling Marquesan, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Graduado em Administração e Agronomia - Unversidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Tecnologia de Sementes - Univesidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutor em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto - Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Marina Dantas de Figueiredo, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Graduada em Administração - Unversidade de Pernambuco (UPE). Mestre e doutora em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta - Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Published

2018-04-02

How to Cite

1.
Marquesan FFS, Figueiredo MD de. Do Ecoambientalismo à Sustentabilidade: notas críticas sobre a relação organização-natureza nos Estudos Organizacionais. Organ. Soc. [Internet]. 2018Apr.2 [cited 2024Apr.30];25(85). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/16075

Issue

Section

Articles