Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações

Authors

  • Lívia Maria Reis Pereira IFBA
  • Elisabeth Loiola NPGA/UFBA
  • Sonia Maria Guedes Gondim Instituto de Psicologia da UFBA

Keywords:

aprendizagem de competências, suporte à transferência, desempenho no cargo, validação de escala, docentes.

Abstract

O artigo relata procedimentos de construção e validação de um inventário que inclui escalas de aprendizagem de competências, de suporte à transferência de aprendizagem e de desempenho docente (ASOD), e apresenta resultados das relações entre aprendizagem, suporte e desempenho docente. O Inventário mede tanto a aprendizagem quanto o desempenho de docentes em cinco domínios de competências (ensino, pesquisa, extensão, gestão e competências gerais). A escala de suporte à transferência subdivide-se em suportes psicossociais e materiais. Foram realizadas análises fatoriais, correlações e regressão múltipla. Os indicadores psicométricos sugerem que o inventário apresenta evidências de validação para a amostra de 219 docentes do IFBA participantes. Os resultados da regressão indicam que o desempenho em cada domínio é predito pela aprendizagem correspondente ao mesmo domínio. O suporte à aprendizagem não se mostrou preditor do desempenho docente. O inventário pode ser usado no aprimoramento de práticas institucionais de avaliação e desenvolvimento profissional do docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lívia Maria Reis Pereira, IFBA

Graduada em psicologia; Mestre em Administração pelo Nucleo de Pos-Graduacao da EAUFBA

Servidora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

 

End: Lad Cruz da Redenção, 47, apt 1003, CEP 40296230

Elisabeth Loiola, NPGA/UFBA

Professora doutora do Nucleo de Pos-Graduacao da EAUFBA;

Rua Rodrigo Argolo, 293/501, Rio Vermelho, Salvador-Bahia. CEP: 41940-220.

Areas de interesse: Aprendizagem individual e organizacional, competencias, gestão de ciencia e tecnologia, empreendedorismo e cultura e desenvolvimento

Tel: (71) 3357-5860

Sonia Maria Guedes Gondim, Instituto de Psicologia da UFBA

Professora doutora do Instituto de Psicologia da UFBA

End: Rua Rodrigo Argolo, 293/502, Rio Vermelho, Salvador-Bahia. CEP: 41.940-220;

TEL: (71) 3240-7792

Areas de interesse: emoções, regulação emocional, contrato psicologico, aprendizagem

Published

2016-06-28

How to Cite

1.
Pereira LMR, Loiola E, Gondim SMG. Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações. Organ. Soc. [Internet]. 2016Jun.28 [cited 2022Nov.30];23(78). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13073

Issue

Section

Articles