Participação eletrônica e suas relações com governo eletrônico, efetividade governamental e accountability

Authors

  • Lamartine Vieira Braga Fundação Getúlio Vargas
  • Ricardo Corrêa Gomes Universidade de Brasília

Keywords:

Gestão pública. Participação da sociedade. Efetividade governamental. Responsabilização dos agentes públicos

Abstract

No alvorecer do século XXI, os modelos tradicionais já não conseguem dar respostas satisfatórias às demandas da sociedade, precipitando uma nova reinvenção do Estado. Esse período corresponde, por um lado, à emergência de modernas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ubíquas e interativas. Por outro lado, essa fase é marcada pela crescente fragmentação do poder estatal em paralelo com o aumento proporcional de regimes democráticos no mundo. Nesse contexto emerge a “Governança Responsiva”, modelo orientado por princípios de responsabilização, transparência e participação, onde a efetividade se vincula a seu atributo-chave: a responsividade. Portanto, torna-se fundamental aprofundar o entendimento dessa mudança de paradigma, em particular no que tange ao papel desempenhado pelo governo. O presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre a participação eletrônica e três aspectos chave: governo eletrônico, efetividade governamental e responsabilização dos agentes públicos (accountability). Para tanto, lançou-se mão de uma abordagem dedutiva e objetiva da qual derivou uma estratégia de trabalho de natureza quantitativa com emprego do método de análise bivariada denominado de correlação linear de Pearson. Em suma, constatou-se que altos índices de desenvolvimento do governo eletrônico estão correlacionados a altos índices de participação eletrônica. Além disso, verificou-se que quanto mais elevado o nível de participação eletrônica, mais elevado o nível de efetividade governamental e também de responsabilização dos agentes públicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lamartine Vieira Braga, Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília/University of Edinburgh Business School. Professor Colaborador da Fundação Getúlio Vargas.

Ricardo Corrêa Gomes, Universidade de Brasília

Doutor em Gestão Pública pela Aston Business School. Professor Associado II da Universidade de Brasília.

Published

2016-06-28

How to Cite

1.
Braga LV, Gomes RC. Participação eletrônica e suas relações com governo eletrônico, efetividade governamental e accountability. Organ. Soc. [Internet]. 2016Jun.28 [cited 2022Dec.2];23(78). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13007

Issue

Section

Articles