MENSURAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NAS REDES COLABORATIVAS VITIVINÍCOLAS DA SERRA GAÚCHA
Resumo
Um dos recursos recorrentes, em estudos acadêmicos e empíricos, para explicar o desempenho de comunidades, nações e redes interorganizacionais, nas últimas duas décadas, foi o capital social, denotado como um recurso marcadamente competitivo. Este estudo tem como objetivo medir o capital social de redes colaborativas vitivinícolas da Serra Gaúcha. Quanto ao método, realizou-se uma extensa investigação teórica sobre o capital social e redes de colaboração. Foram construídas variáveis relacionadas aos contextos das redes, dando origem ao questionário do tipo survey, para medição do capital social. Foram utilizadas técnicas de análise quantitativas e estatísticas descritivas. O estudo demonstrou a presença de altos índices de capital social, no cluster vitivinícola, distribuídos uniformemente entre as três dimensões estudadas: relacional, estrutural e cognitiva. Ainda, perante os resultados, tornou-se possível afirmar que diferentes combinações de elementos vinculados ao capital social levam a resultados diferenciados, ou a realidades organizacionais idiossincráticas.Downloads
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1.
Faccin K, Macke J, Genari D. MENSURAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NAS REDES COLABORATIVAS VITIVINÍCOLAS DA SERRA GAÚCHA. Organ. Soc. [Internet]. 14º de junho de 2014 [citado 18º de maio de 2024];20(65). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11240
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