A Desvalorização de Grupos Sociais no Espaço Comum de Pequenas Organizações: um estudo sobre representações sociais em um centro comercial
Abstract
O artigo busca compreender a construção de sentidos que desvalorizam grupos sociais específi cos na cultura de pequenas organizações que compartilham espaços comerciais. A discussão proposta foi articulada em torno de um estudo sobre a construção de representações sociais no contexto de pequenas organizações reunidas em um centro comercial em Porto Alegre. Os dados foram coletados por meio de técnica da observação participante e de entrevistas não estruturadas e, em seguida, articulados a partir de uma análise etnográfica. Constatou-se que as organizações sofrem infl uência das representações circulantes na sociedade, para elaborar expectativas normativas no tocante aos interesses relacionados ao uso do seu espaço comum pelos grupos sociais. Tais interesses permitiram identifi car dois grupos: “bons frequentadores” e “maus frequentadores”, estes últimos associados à juventude e homossexualidade. A relação entre seus membros e as pessoas nas organizações leva à construção de representações sociais por vezes carregadas de signifi cações negativas com impactos nas relações sociais e organizacionais estabelecidas naquele locus.Downloads
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1.
Figueiredo MD de, Cavedon NR, Silva ARL da. A Desvalorização de Grupos Sociais no Espaço Comum de Pequenas Organizações: um estudo sobre representações sociais em um centro comercial. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.14 [cited 2024Dec.22];20(64). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11227
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