Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino

Authors

  • Gustavo da Silva Motta
  • Rogério H. Quintella
  • Daniel Reis Armond de Melo

Keywords:

Jogos de empresas. Formação em administração. Componente curricular. Didática. Ensino de administração.

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar a pertinência da presença de um componente curricular denominado Jogos de Empresas, nos cursos de graduação em Administração no Brasil. A revisão bibliográfi ca demonstra que a aplicação de jogos tem elevado potencial de contribuição para a formação em Administração, mas a presente pesquisa identifi cou falhas na concepção das disciplinas a ela relacionadas. Os Planos de Ensino da disciplina “Jogos de Empresas” (com algumas variações de nomenclatura) de 25 IES brasileiras foram analisados por meio de pesquisa documental. Duas abordagens distintas foram identifi cadas para o tratamento da disciplina Jogos de Empresas: a primeira, que trata da capacitação para que se apliquem jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem; e a segunda, que trata da integração das diversas disciplinas específicas de gestão. A análise apontou uma distorção da interpretação institucional a respeito da importância dos jogos para a formação em Administração. Há equívoco na concepção das disciplinas, que sofrem de falta de identidade, e quanto a não aplicação dos jogos no próprio desenvolvimento de tais disciplinas. Dessa forma, este artigo é concluído com a demonstração da necessidade de um maior apoio institucional executado por meio da aquisição/desenvolvimento de recursos didáticos e da capacitação docente para que se desenvolvam jogos de empresas.

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Published

2014-06-14

How to Cite

1.
Motta G da S, Quintella RH, Melo DRA de. Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.14 [cited 2024Jun.30];19(62). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11206

Issue

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