É Possível Integrar, em um mesmo Conceito, os Vínculos Afetivo e Instrumental? O olhar de gestores sobre o comprometimento com a organização

Authors

  • Daniela Bahia Moscon
  • Antonio Virgílio Bittencourt Bastos
  • Janice Janissek de Souza

Keywords:

Comprometimento organizacional. Esquema cognitivo. Cognição gerencial.

Abstract

O objetivo do presente estudo é compreender qual a visão que os gestores possuem do que é um trabalhador comprometido com a organização, explorando a pertinência de se tratar como integrantes do mesmo construto as dimensões afetiva e instrumental, conforme proposto por Meyer e Allen (1991). Para tanto, definiu-se caracterizar os elementos esquemáticos que compõem o conceito de trabalhador comprometido e explorar o peso dos elementos afetivos e instrumentais que integram este esquema. Os elementos esquemáticos foram identificados por meio da atribuição de rótulo verbal a dois per s distintos de trabalhador comprometido; a resposta espontânea a questionamento acerca do que é comprometimento e suas principais características e escolha de características de comprometimento disponíveis na literatura sobre o tema. Duas empresas de médio/grande porte da região metropolitana de Salvador-BA participaram do estudo por meio de oito gestores (quatro de cada organização). Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e os resultados apresentados com o uso de técnicas de mapeamento cognitivo. Concluiu-se que os gestores pesquisados relacionam o conceito de comprometimento à sua base afetiva e consideram o comprometimento instrumental como sendo a antítese do comprometimento. Consideram que esforço-extra e contribuição adicional são importantes para que um trabalhador possa ser considerado como comprometido.

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How to Cite

1.
Moscon DB, Bastos AVB, Souza JJ de. É Possível Integrar, em um mesmo Conceito, os Vínculos Afetivo e Instrumental? O olhar de gestores sobre o comprometimento com a organização. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.14 [cited 2024Sep.27];19(61). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11202

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