É Possível Integrar, em um mesmo Conceito, os Vínculos Afetivo e Instrumental? O olhar de gestores sobre o comprometimento com a organização

Authors

  • Daniela Bahia Moscon
  • Antonio Virgílio Bittencourt Bastos
  • Janice Janissek de Souza

Keywords:

Comprometimento organizacional. Esquema cognitivo. Cognição gerencial.

Abstract

O objetivo do presente estudo é compreender qual a visão que os gestores possuem do que é um trabalhador comprometido com a organização, explorando a pertinência de se tratar como integrantes do mesmo construto as dimensões afetiva e instrumental, conforme proposto por Meyer e Allen (1991). Para tanto, definiu-se caracterizar os elementos esquemáticos que compõem o conceito de trabalhador comprometido e explorar o peso dos elementos afetivos e instrumentais que integram este esquema. Os elementos esquemáticos foram identificados por meio da atribuição de rótulo verbal a dois per s distintos de trabalhador comprometido; a resposta espontânea a questionamento acerca do que é comprometimento e suas principais características e escolha de características de comprometimento disponíveis na literatura sobre o tema. Duas empresas de médio/grande porte da região metropolitana de Salvador-BA participaram do estudo por meio de oito gestores (quatro de cada organização). Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e os resultados apresentados com o uso de técnicas de mapeamento cognitivo. Concluiu-se que os gestores pesquisados relacionam o conceito de comprometimento à sua base afetiva e consideram o comprometimento instrumental como sendo a antítese do comprometimento. Consideram que esforço-extra e contribuição adicional são importantes para que um trabalhador possa ser considerado como comprometido.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Moscon DB, Bastos AVB, Souza JJ de. É Possível Integrar, em um mesmo Conceito, os Vínculos Afetivo e Instrumental? O olhar de gestores sobre o comprometimento com a organização. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.14 [cited 2024Nov.20];19(61). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11202

Issue

Section

Articles