Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG)
Keywords:
Gerência. Gerente.Tempo. Comércio. Varejo.Abstract
O objetivo deste estudo foi descrever e analisar a vivência do tempo na gerência à luz das cinco categorias apresentadas por Bluedorn e Jaussi (2007), a saber: policronia, velocidade, pontualidade, profundidade temporal e arrastamento. Os temas centrais foram apresentados e discutidos no referencial teórico e uma pesquisa de campo, descritiva e essencialmente qualitativa, foi realizada, utilizando-se, de forma prioritária, de entrevistas para coletar dados com 20 gestores de lojas similares do comércio varejista, situadas em shopping centers e em ruas de Belo Horizonte (MG). Os dados foram analisados à luz da técnica de análise de discurso. Percebeu-se que a maioria dos gestores adota comportamentos policrônicos e acelerados. Eles têm uma preocupação marcante com o cumprimento das metas, denotando elevado senso de pontualidade. Não se observou uma preferência distinta dos entrevistados em termos de profundidade temporal. A partir da análise dos três processos de arrastamento delineados pelos autores - sincronia, liderança, condução -, foi possível observar uma nítida relação entre tempo e poder, denotando a face ambígua, contraditória e fragmentada da gerência. Diante das limitações deste estudo, foram dadas sugestões para investigações futuras visando ampliar o conhecimento sobre os temas na realidade brasileira.Downloads
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1.
Paiva KCM de, Pinto D de L, Dutra MRS, Roquete RF. Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG). Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.13 [cited 2024Dec.23];18(59). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11174
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