Avaliação da Qualidade de Atributos Específicos de Instituições de Ensino Superior em Cursos Privados de Administração em Joinville, SC
Keywords:
Instituições de ensino superior. Qualidade em organizações educacionais. Graduação em administração. Qualidade no ensino superior. Gestão educacional.Abstract
Em um mercado de ensino superior competitivo, como é o caso do Brasil, possuir uma imagem de qualidade tem sido fundamental para atrair e reter alunos em uma instituição de ensino superior (IES). Este estudo objetivou avaliar a qualidade de atributos específicos das IES que oferecem cursos de graduação em administração em Joinville, SC. Para a realização desta pesquisa, buscaram-se estudos que tratam da qualidade de atributos específicos das organizações educacionais, encontrando-se 13 atributos que medem a qualidade de uma IES, no que se refere especificamente à instituição. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativa-descritiva junto aos alunos formandos em duas das cinco IES que oferecem a graduação em administração em Joinville, SC. Aplicou-se um questionário estruturado não disfarçado, com perguntas fechadas, junto a 292 formandos destas duas IES. Com os dados coletados, caracterizaram-se os formandos e identificaram-se os atributos com desempenhos mais e menos satisfatórios quanto à qualidade destas IES. Encontrou-se, também, os atributos que mais contribuem para a percepção de qualidade da instituição na visão dos alunos. As IES foram bem avaliadas em termos de qualidade, sendo que a imagem da IES para a comunidade, a qualidade da IES com relação à inovação e com relação ao desenvolvimento de novos cursos, são os atributos de melhor desempenho segundo os alunos.Downloads
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1.
Mainardes EW, Domingues MJC de S. Avaliação da Qualidade de Atributos Específicos de Instituições de Ensino Superior em Cursos Privados de Administração em Joinville, SC. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.13 [cited 2024Dec.23];18(58). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11161
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