A Comunidade de Prática da Rede NÓS: Colaborando e Compartilhando Conhecimentos em Arranjos Produtivos Locais
Keywords:
comunidades de prática, colaboração, compartilhamento, arranjos produtivos locaisAbstract
As comunidades de prática (CoPs) surgem como uma forma de organização capaz de ativar o compartilhamento do conhecimento, estimular a aprendizagem, promover a disseminação de melhores práticas, incentivando, por exemplo, novas abordagens para a solução de problemas entre as pequenas empresas aglomeradas. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a história da CoP da Rede NÓS, focada no tópico Arranjo Produtivo Local (APL). A Rede Nós foi instituída pelo Banco Mundial e outras instituições parceiras nas regiões Norte e Nordeste, com o objetivo de promover a inclusão social, redução da pobreza e desenvolvimento local. Considerando que esta pesquisa se fundamenta no entendimento da aprendizagem numa perspectiva social, que remete a fenômenos como interação, troca de experiências e diálogo, procurou-se obter evidências empíricas do trabalho da CoP por meio da narração de histórias de seus membros. Os dados foram coletados durante o período de novembro de 2004 a maio de 2006, mediante relatórios das atividades de moderação de conhecimentos da CoP e dos relatos compartilhados on-line pelos participantes. A interpretação procedeu-se com base na articulação de um instrumento de análise da narrativa. Os resultados da pesquisa demonstram a importância da CoP da Rede Nós para a geração, colaboração e compartilhamento do conhecimento sobre APLs, entre instituições do Norte e Nordeste do Brasil, por meio da disseminação de práticas e experiências válidas para as referidas regiões, em prol do desenvolvimento local.Downloads
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1.
Ipiranga ASR, Faria MVCM, Amorim MA. A Comunidade de Prática da Rede NÓS: Colaborando e Compartilhando Conhecimentos em Arranjos Produtivos Locais. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.7 [cited 2024Nov.5];15(44). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10941
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