O Sentido da Arte: o Caso do Centro Cultural Banco do Brasil - RJ

Authors

  • Rafael Pereira Oliveira
  • Marcelo Milano Falcão Vieira
  • Rosimeri Carvalho da Silva

Keywords:

arte, poder, cultura

Abstract

Neste artigo apresenta-se uma análise, por meio da abordagem sociológica do poder, das relações que se estabelecem no campo da cultura quando se evidencia o imbricamento entre distintas motivações e lógicas de ação. O estudo é realizado sobre um episódio ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, que se apresenta como um caso emblemático e bastante significativo de como se configuram e se expressam os diferentes poderes no campo da cultura. O caso analisado trata da retirada de uma obra de arte da exposição “Erótica – os sentidos na arte”, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, por decisão da empresa patrocinadora da mostra. A decisão foi tomada a partir da pressão exercida por uma entidade católica conservadora denominada Opus Christi. Argumenta-se que na base do episódio encontra-se uma disputa pela definição do sentido da arte. Desvela-se a estrutura de poder existente entre o financiador e o realizador, no caso o Banco do Brasil e o CCBB, a qual demonstra a fragilidade das instituições responsáveis pelas políticas públicas para a cultura, resultando em aumento de importância do capital econômico em detrimento do capital cultural.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Oliveira RP, Vieira MMF, Silva RC da. O Sentido da Arte: o Caso do Centro Cultural Banco do Brasil - RJ. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.6 [cited 2024Dec.23];14(43). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10918

Issue

Section

Articles