Posicionamento Estratégico e Liderança no Mercado Globalizado sob o Enfoque do Modelo Delta: o Caso de Holding Latino-Americana Líder em P&D&I
Abstract
O ambiente competitivo globalizado requer respostas inovadoras das empresas a fim de colher os benefícios e superar possíveis barreiras inerentes a ele. As estratégias para lidar com a complexidade do ambiente contemporâneo de negócios têm suscitado o interesse acadêmico de um expressivo número de pesquisadores. Todavia, as teorias e práticas convencionais, fundamentadas nas propostas clássicas de posicionamento, não têm propiciado às empresas todas as respostas para que elas empreendam, satisfatoriamente, seu posicionamento estratégico. Assim, neste estudo, tem-se por objetivo analisar o posicionamento estratégico de empresas inovadoras bem sucedidas, em um cenário de globalização. Preliminarmente, é feita uma revisão da literatura concernente ao assunto, abordando particularmente dois temas: o Modelo Delta, de Hax e Wilde II (2001), como proposta pertinente à competição entre redes; e o modelo organizacional e de gestão que dará suporte ao processo estratégico da empresa. Em seguida, apresentam-se os resultados de uma pesquisa exploratória, com o recurso de estudo de caso, analisando, segundo a perspectiva do Modelo Delta, o processo de posicionamento estratégico de duas empresas integrantes de uma bem sucedida Holding, líder em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I). Os resultados do estudo revelaram propostas distintas de posicionamento das empresas pesquisadas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Toledo GL, Quelopana EM, Pollero Álvaro C. Posicionamento Estratégico e Liderança no Mercado Globalizado sob o Enfoque do Modelo Delta: o Caso de Holding Latino-Americana Líder em P&D&I. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.6 [cited 2024Nov.22];14(41). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10885
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.