Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact
Abstract
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas em presas brasileiras signatárias da Agenda Global Compact, proposta pela ONU, sobre a responsabilidade social empresarial na gestão do público interno. A interpretação dos dados da pesquisa foi feita à luz de cinco definições do conceito de estratégia, propostas por Mintzberg et al. (2003): plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema. A partir de indicadores como gestão participativa; combate ao preconceito e discriminação; políticas de remuneração, benefícios e carreira; e saúde e segurança do trabalhador, investigou-se qual o sentido de estratégia que orienta a responsabilidade social perante o público interno das empresas. Como conclusão, aponta-se a idéia de que a estratégia subjacente à política de recursos humanos parece ter a acepção de plano (direção de ação para o futuro), em função do uso instrumental da participação dos empregados e do estabelecimento de participação nos lucros e resultados a partir do alcance de metas. A acepção de estratégia como estratagema (truque para enganar os concorrentes ou outros stakeholders) pareceu refutada, em função da boa remuneração paga pelas empresas aos empregados e de uma política de preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores.Downloads
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1.
Pena RP, Queiroz H, Carvalho Neto A, Teodósio A, Dias AS, Fernandes T. Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.6 [cited 2024Dec.22];14(40). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872
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