Da Descrição do Caso à Construção da Teoria ou da Teoria à Exemplificação do Caso? Uma das Encruzilhadas da Produção do Conhecimento em Administração e Áreas Afins

Authors

  • Sonia Maria Guedes Gondim Universidade Federal da Bahia, UFBA
  • Marcio de Oliveira Sá
  • Lívia Cruz Tourinho de Melo
  • Silvia Teles Barbosa
  • Clara Mutti Vasconcellos
  • Sabrina Torres Gomes

Abstract

A abordagem teórico-metodológica do estudo de caso é uma tendência na ciência social aplicada e, em especial, na administração. O objetivo deste artigo é o de discutir não só aspectos conceituais e metodológicos dessa abordagem apontados na literatura, como também analisar 158 artigos publicados no período de 2001 a 2004 nos ENANPADs e em quatro periódicos nacionais da área de administração. Uma das conclusões é a de que apesar de os estudos de casos serem apresentados de modo mais aprofundado do que superficial, a construção teórica associada à comparação com outros casos ainda é insuficiente. Reafirma-se também o predomínio da técnica qualitativa, pois a porcentagem encontrada em cada uma das publicações analisadas ultrapassou 75%. O uso de técnicas combinadas tem crescido nos últimos anos, em detrimento do uso isolado da técnica de entrevista. A ascensão do estudo de caso na atualidade torna necessário ampliar o diálogo de pesquisadores de diversas áreas para que a opção e a adoção a esse modo de fazer ciência sejam decorrentes da análise crítica e consciente de suas possibilidades e limites para a produção do conhecimento, em que pese a triangulação interna (várias fontes de coleta de dados) e a triangulação externa (que requer a explicitação clara dos procedimentos metodológicos adotados).

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Gondim SMG, Sá M de O, Melo LCT de, Barbosa ST, Vasconcellos CM, Gomes ST. Da Descrição do Caso à Construção da Teoria ou da Teoria à Exemplificação do Caso? Uma das Encruzilhadas da Produção do Conhecimento em Administração e Áreas Afins. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.4 [cited 2024Nov.23];12(35). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10804

Issue

Section

Articles