Carnaval, mercado e diferenciação social
Keywords:
Carnaval, Mercado, Poder, Diferenciação Social.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas no carnaval desde sua origem até a formação das micaretas (carnavais fora de época), com o pressuposto do predomínio da organização empresarial no campo. Para tanto, foi utilizada uma abordagem de poder, mais especificamente a teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu. A estratégia metodológica adotada foi o estudo de caso do campo do carnaval em Maceió, capital de Alagoas. Na luta entre os atores pelo direito de fazer valer a sua interpretação da Festa, as conclusões apontaram para uma reestruturação do campo na qual a valorização de uma lógica do interesse foi ao mesmo tempo causa e efeito da emersão de novos atores. A aparência de desinteresse dos blocos tradicionais se transformou em exceção, e a busca pelo lucro, baseada em um modelo empresarial, a regra. Mas mais que considerações sobre eficiência, a forma empresarial de organização mostrou-se um instrumento que, dentro do carnaval, podia garantir a distinção social.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Carvalho C mélia P de, Madeiro G. Carnaval, mercado e diferenciação social. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.4 [cited 2024Nov.20];12(32). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10769
Issue
Section
Central Theme
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.