Pop-management: contos de paixão, lucro e poder
Abstract
Este trabalho trata do fenômeno da literatura de pop-management, propondo uma reflexão sobre seu papel no imaginário gerencial. A literatura de pop-management compreende revistas e livros de consumo rápido, produzidos pela mídia de negócios. A partir da perspectiva psicanalítica sobre os contos infantis, analisamos o conteúdo de duas "histórias de sucesso", publicadas em uma revista de negócios. Observamos que a estrutura e alguns elementos-chave dos contos infantis permeiam tais histórias. Argumentamos que as histórias de sucesso auxiliam a aliviar as tensões e a mitigar as frustrações dos profissionais, supostamente provendo respostas para suas ansiedades e problemas. Propomos ainda que o apelo reincidente a artefatos que utilizam fórmulas próprias do universo infantil pode manter os indivíduos presos às suas fantasias de poder, além de afetar a consolidação de seu self e identidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Wood Jr T, Paula APP de. Pop-management: contos de paixão, lucro e poder. Organ. Soc. [Internet]. 2014May30 [cited 2024Nov.23];9(24). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10614
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.