A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior
Abstract
Objetivo deste trabalho consistiu em desvendar as representações das relações de gênero socialmente construídas no espaço organizacional de uma universidade pública especializada em ciências agrárias. Para tanto, tomou-se como referência a teoria das representações sociais e as contribuições pós-estruturalistas sobre rela- ções de gênero. Por meio de uma perspectiva metodológica qualitativa, obteve-se acesso, mediante a análise dos discursos das professoras e professores entrevistados, à construção ou desconstrução das relações vigentes no contexto histórico - social - cultural e psicológico. Essas relações foram distribuídas em categorias como: a relação família-trabalho; a profissionalização como marco de referência na diferenciação de gênero; gênero e magistério superior; e relações de gênero, desempenho no trabalho e ascensão na carreira, possibilitando inferir que nessas instâncias ainda existem assimetrias, apesar do discurso de igualdade promulgado pelos sujeitos organizacionais.Downloads
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1.
Cramer L, Paula Neto A de, Silva AL. A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior. Organ. Soc. [Internet]. 2014May30 [cited 2024Dec.23];9(24). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10613
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