Conflito, Cooperação e Convenções: Análise das Estratégias Sócio-Ambientais para a Gestão Sustentável das Plantações de Eucalipto da Aracruz Celulose S.A.

Authors

  • José Célio Silveira de Andrade Universidade Federal da Bahia, UFBA

Abstract

Nos anos 90, o ambientalismo corporativo surge como resposta à influência de diversos stakeholders que compõem o espaço político-institucional. Este artigo tem por objetivo analisar a dimensão político-institucional do processo de formação das estratégias sócio-ambientais, particularmente no que tange às interações Aracruz-stakeholders, para a gestão sustentável das plantações de eucalipto no sul da Bahia e norte do Espírito Santo. Paraalcançar este objetivo o trabalho utiliza-se da estratégia metodológica intitulada estudo de caso e dos seguintes instrumentos de coleta de dados: análise de documentos; entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante. Através da construção de uma grade analítica, denominada abordagem sociológica das lógicas de ação, este estudo de caso argumenta que a definição das regras dos jogos técnico-concorrenciais da Aracruz Celulose é feita através da administração dos conflitos, dos arranjos de negociação e da produção de acordos de cooperação com os stakeholders sócio-ambientais pertecentes ao espaço político-institucional da empresa. Baseado neste argumento, conclui-se que a Aracruz Celulose desenvolve processos estratégicos de gestão sócio-ambiental da eucaliptocultura não somente através da sua dimensão técnico-econômica, mas sobretudo como um jogo político-institucional de legitimação de suas estratégias competitivas.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Andrade JCS de. Conflito, Cooperação e Convenções: Análise das Estratégias Sócio-Ambientais para a Gestão Sustentável das Plantações de Eucalipto da Aracruz Celulose S.A. Organ. Soc. [Internet]. 2014May29 [cited 2024Nov.23];8(20). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10569

Issue

Section

Management in Debate