O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianos
Abstract
O sistema franchising tem despertado grande interesse no empresariado de um modo geral, por permitir às empresas que se ex¬pandam mediante uma relação de parceria (franqueador/franqueado) que inclui, não só o produto e o serviço identificados por uma marca consolidada, mas, igualmente, um conceito de negócio, uma estratégia de marketing e um plano flexível de adequação às especificidades lo¬cais, manuais de operações e padrões, controle de qualidade, e ainda um processo contínuo de assistência e de orientação. Este trabalho tem como eixo principal a análise de empresas fa¬miliares que resolveram adotar um modelo de desenvolvimento dife¬renciado - franchising. Para tanto foram entrevistadas duas empresas (franqueador/franqueados), ambas atuando no setor de serviços, mas em segmentos distintos do comércio varejista. Uma utilizando o siste¬ma há mais tempo, a outra só recentemente. Os resultados do estudo indicam, em uma empresa, um sistema distante do concebido originalmente, o business-format-franchising, ca¬racterística de outras empresas nacionais bem-sucedidas. Na outra empresa, detecta-se a preocupação em adaptar-se ao business-format e uma busca pela expansão através dos resultados positivos dessa adequação.Downloads
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1.
Góis ZM de CA, Dahab SS. O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianos. Organ. Soc. [Internet]. 2014May20 [cited 2024Dec.23];5(11). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10378
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