Em Nome de Deus, Uma Ordem na Pólis: o Mosteiro de São Bento
Keywords:
Análise de organizações, Culturas Organizacionais, Integração, Diferenciação, FragmentaçãoAbstract
ResumoO Mosteiro de São Bento é uma organização secu¬lar, situada no centro de Salvador. Foi escolhida como unidade de análise enquanto ordem/organização que pode ser essencialmente estudada pela perspectiva de integração, uma das três perspectivas de análise de culturas organizacionais, juntamente com a diferencia¬ção e a fragmentação. São traços desta cultura: consen¬so, clareza e consistência. Não obstante, há pelo menos uma sub cultura diferenciada: as obras sociais que são uma ponte entre o mosteiro e a cidade. Como criação da própria organização/mosteiro, as obras sociais, ao con¬trário de criarem zonas de oposição/conflito, reforçam e consolidam a cultura organizacional.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Fischer T, França Filho GC de, Santana M. Em Nome de Deus, Uma Ordem na Pólis: o Mosteiro de São Bento. Organ. Soc. [Internet]. 2014May14 [cited 2024Dec.23];1(1). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10219
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.