A relevância da perspectiva funcional na formação de professores de Língua Portuguesa

Autores

  • Mariane Mérida Silva Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Otávio de Oliveira Castelane Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Joane Marieli Pereira Caetano Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/hyp.v0i8.16921

Resumo

Este estudo discorre sobre a indispensabilidade da abordagem linguística funcional no processo formativo de professores de Língua Portuguesa, dentro do âmbito da educação contemporânea brasileira, justificando-se pela necessidade de adoção da perspectiva funcionalista - relevante por proporcionar uma aprendizagem mais contextualizada e dinâmica da língua - na prática pedagógica docente. A partir desta pesquisa, busca-se analisar a incorporação da teoria funcionalista no desdobramento do Curso de Letras, especificamente, quanto à abordagem destinada à perspectiva linguística funcional. Logo, o objetivo geral do seguinte trabalho visa discutir a relevância da abordagem funcional na formação de professores. Especificamente, busca-se analisar as disposições dos documentos oficiais na área de Educação em Língua Portuguesa e dos dados dos principais sistemas avaliadores de habilidades dos alunos. 

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Biografia do Autor

Mariane Mérida Silva, Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)

Graduanda em Letras, pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ). E-mail: marimeridasilva@gmail.com.

Otávio de Oliveira Castelane, Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)

Graduando em Letras, pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ). E-mail: otavio.castelane31@gmail.com.

Joane Marieli Pereira Caetano, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Especialista em Letras; Graduada em Letras/Português; Graduada em Pedagogia/ Professora de Linguística no Centro Universitário São José de Itaperuna/Orientadora da pesquisa. E-mail: joaneiff@gmail.com.

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Publicado

2016-06-22

Como Citar

Silva, M. M., Castelane, O. de O., & Caetano, J. M. P. (2016). A relevância da perspectiva funcional na formação de professores de Língua Portuguesa. Revista Hyperion, (8). https://doi.org/10.9771/hyp.v0i8.16921