Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista Hyperion é o periódico semestral dos cursos de graduação em Letras da Universidade Federal da Bahia.

A Revista tem por política editorial pulicar, semestralmente, a produção discente, em nível de Graduação e Pós-Graduação, desenvolvida na UFBA e demais instituições, no âmbito dos estudos literários, linguísticos, filológicos e culturais e ensino de línguas e literaturas, sendo, portanto, aberta aos demais cursos cuja abordagem se aproxime da proposta de cada edição. Poderão ser submetidos artigos, ensaios e resenhas resultadxs de iniciação científica, iniciação à docência, iniciação ou residência artística, programas de extensão e estágios supervisionados para as seções: Literatura e Cultura, Língua e Cultura e Ensino e Saber.

Privilegia-se também a promover a produção literária discente com a publicação de poemas (verbais ou "verbi-voco-visuais"), contos ou textos dramáticos na seção Ave Palavra! 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos e ensaios de todas as seções segue o critério de avaliação cega por pares, no qual, sem conhecimento da autoria, dois avaliadores, mestres e/ou doutores, internos e/ou externos à Universidade Federal da Bahia, elaboram pareceres de caráter propedêutico e crítico. 

O artigo/ensaio/resenha/texto literário será publicado se:

- receber dois pareceres favoráveis;

- receber um parecer favorável e outro parcialmente favorável (quando há sugestões de alterações indicadas pelo avaliador).

 Em caso de recebimento de um parecer favorável e outro contrário, o artigo será submetido a uma terceira avaliação, que será definitiva.

 

O artigo/ensaio/resenha/texto literário NÃO será publicado se:

- receber dois pareceres parcialmente favoráveis;

- receber dois pareceres contrários.

 

Depois da avaliação, cópias dos pareceres, juntamente com sugestões de correção, quando houver, serão enviadas para os articulistas, a fim de que façam às correções solicitadas. Os autores terão 10 (dez) dias para reenviarem os artigos corrigido.

 

A avaliação dos textos literários segue o critério de avaliação cega por pares, no qual, sem conhecimento de autoria, dos avaliadores, escritores e/ou professores de criação literária, internos e/ou externos à Universidade Federal da Bahia, elaboram pareceres acerca da construção do texto literário e suas imagens poéticas.

Periodicidade

Revista Hyperion é editada, a partir de 2016, em meio digital com periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Com 24 anos de existência, a Revista Hyperion foi idealizada em 1990, na gestão da diretora Profª. Suzana Helena Longo Sampaio, sendo publicados quatro números impressos em 1990, 1991 e 1992. Depois de um longo inverno de seis anos, a Revista voltou a ser editada na gestão da então diretora Profª. Evelina de Carvalho Sá Hoisel nos anos de 1998, 1999 e 2004, um número por ano. Destinadas prioritariamente à publicação da produção discente do Instituto de Letras da UFBa, as sete primeiras edições contam com ensaios e artigos na área de estudos literários, linguísticos e filológicos de línguas e literaturas vernáculas e estrangeiras de então estudantes dos cursos de graduação em Letras, muitos dos quais integram atualmente corpo docente da instituição. Em 2016, a Revista Hyperion retoma as suas atividades em formato digital para divulgar a produção acadêmica, em nível de Graduação, da UFBa e demais instituições, no âmbito dos estudos literários, linguísticos, filológicos e culturais e ensino de línguas e literaturas (Seções: Literatura e Cultura, Língua e Cultura e Ensino e Saber) e dar visibilidade à criação literária discente (Ave Palavra!)

ISSN: 2525-6521