IMPACTO DA HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR-INCISIVO NA QUALIDADE DE VIDA ENTRE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.

Autores

Palavras-chave:

Hipomineralização molar-incisivo, crianças, adolescentes, qualidade de vida, autoestima.

Resumo

Objetivo: Reunir e analisar resultados de pesquisas científicas relativas à autoestima e qualidade de vida em adolescentes acometidos por hipomineralização molar-incisivo (HMI).  Materiais e Métodos: O presente estudo configura-se como uma revisão integrativa, tipo de revisão da literatura onde foram utilizados dados de fontes primárias, por meio de um levantamento de trabalhos na literatura existente. Esse tipo de estudo é colocado em prática mediante cinco estágios consecutivos: formulação do problema, coleta dos dados, avaliação das informações, análise e interpretação dos achados e apresentação dos resultados.  Resultados: Foram encontrados cinco artigos e, no que tange ao Qualis das revistas, um artigo A1, um artigo A2, um artigo B2, um artigo B4 e um artigo C. A respeito do Grau de recomendação e nível de evidência, três estudos com grau de recomendação B e nível de evidência 2C, um estudo com grau de recomendação B e nível de evidência 3A e outro estudo com grau de recomendação C e nível de evidência 4.  Considerações finais: São poucos os trabalhos com níveis de evidências apropriadas e classificação Qualis adequadas na literatura. Diante disso, são necessários novos trabalhos sobre o tema com maiores níveis de evidência. Além disso, a maioria dos estudos demonstrou que crianças e adolescentes tiveram impacto negativo em relação a HMI, entretanto, somente um estudo concluiu que este público não foi afetado pela doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Willian Brito Sampaio, & Duarte Guimarães, A. R. (2023). IMPACTO DA HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR-INCISIVO NA QUALIDADE DE VIDA ENTRE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Da Faculdade De Odontologia Da Univeridade Federal Da Bahia, 53, e231205. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revfo/article/view/53341

Edição

Seção

Artigos de Revisão de Literatura/ Reviews of the Literature