Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A Revista da Faculdade de Odontologia da UFBA reserva todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive tradução, permitindo, entretanto, sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação da fonte.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos de submissão devem estar no formato Microsoft Word e incluir o abstract, nomes completos dos autores, suas respectivas titulações, e-mails de contato, além das informações do autor responsável pela correspondência, incluindo o endereço completo.
- Para os trabalhos redigidos em inglês, o conteúdo dos textos deve ser acompanhado de documento que comprove sua revisão por profissionais com proficiência na língua inglesa. Aceita-se o uso do inglês americano ou britânico, mas não uma mistura dos dois.
- O texto deve ter composição eletrônica no programa Word for Windows (extensão .doc ou .docx.) e apresentar-se em fonte Times New Roman tamanho 12. Os parágrafos devem ter recuo da primeira linha de 1,25cm e espaçamento entre as linhas de 1,5. A página deve ser configurada em papel A4, margens de 3cm em cada um dos lados e perfazendo um total de no máximo 15 páginas, excluindo referências e ilustrações.
- O conteúdo dos textos, das citações e das referências são de inteira responsabilidade dos autores.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
Diretrizes para Autores
RECOMENDAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS
Os manuscritos submetidos para apreciação deverão ser inéditos e versar sobre temas da área odontológica e correlatas, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico, seja este de âmbito nacional ou internacional.
1 NORMAS GERAIS
- Serão aceitos para submissão trabalhos de pesquisa básica e aplicada em Odontologia. Os trabalhos de revisão somente serão aceitos mediante análise criteriosa da relevância do tema ou a convite dos editores. Os manuscritos podem ser redigidos em português ou inglês e deverão ser fornecidos em arquivo digital compatível com o programa Microsoft Word (em formato .doc ou .docx).
- Para os trabalhos redigidos em inglês, o conteúdo dos textos deve ser acompanhado de documento que comprove sua revisão por profissionais com proficiência na língua inglesa. Aceita-se o uso do inglês americano ou britânico, mas não uma mistura dos dois.
- A Revista da Faculdade de Odontologia da UFBA reserva todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive tradução, permitindo, entretanto, sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação da fonte.
- O conteúdo dos textos, das citações e das referências são de inteira responsabilidade dos autores.
- As datas do recebimento do original, do envio para revisão e do aceite constarão no final do artigo, quando de sua publicação.
- A quantidade de autores está limitada ao máximo de seis. Nos casos de maior número de autores, o conselho editorial deverá ser consultado. Todos os autores devem ter feito contribuições substanciais para (1) a concepção e desenho do estudo, aquisição de dados ou análise e interpretação dos dados, (2) redação do artigo ou revisão crítica com conteúdo intelectual importante e (3) aprovação final da versão a ser submetida.
- Ao reproduzir no manuscrito algum material previamente publicado (incluindo textos, gráficos, tabelas, figuras ou quaisquer outros materiais), a legislação cabível de Direitos Autorais deverá ser respeitada e a fonte citada.
- Artigos de pesquisas clínicas devem apresentar o número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. Sugestão para registro: http://www.ensaiosclinicos.gov.br/. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.
- As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, revisada em 2000).
- Resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos devem ser acompanhados de cópia do parecer do Comitê de Ética da Instituição de origem ou outro órgão credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde.
- Na reprodução de documentação clínica, o uso de iniciais, nomes e/ou números de registro de pacientes são proibidos, pois a identificação destes não é permitida.
- Nos experimentos com animais, devem ser seguidos os guias da Instituição e dos Conselhos Nacionais de Pesquisa sobre uso e cuidado com animais de laboratório.
- Os casos omissos serão resolvidos pelo Corpo Editorial.
2 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
2.1 Os trabalhos serão avaliados primeiramente quanto ao cumprimento das normas de publicação. No caso de inadequação, serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito e conveniência de publicação. Os editores avaliarão os manuscritos pelos sites Plagiarism detect ou Plagium, logo após a submissão. Isto não tem relação com a simples repetição de nomes / filiações, mas envolve frases ou textos utilizados.
2.2 Após aprovado quanto às normas, os trabalhos serão submetidos à apreciação do mérito científico por um mínimo de dois relatores, que deverão emitir pareceres contemplando uma das seguintes categorias: inadequado para publicação; adequado para publicação, mas requerendo modificações; adequado para publicação sem retificações.
2.3 O Corpo Editorial dispõe de autonomia para decidir sobre a pertinência da aceitação dos trabalhos, podendo, inclusive, devolvê-los aos autores com sugestões para que sejam feitas as alterações necessárias no texto e/ou ilustrações. Neste caso, é solicitado ao autor o envio da versão revisada contendo as devidas alterações e as que porventura não tenham sido adotadas deverão estar justificadas através de carta encaminhada ao Editor Responsável. Esta nova versão deverá ser enviada no prazo máximo de sete dias.
2.4 É garantido, em todo processo de análise dos trabalhos, o duplo cegamento, ou seja, a não identificação dos autores ou do avaliador. O nome dos autores é, propositadamente, omitido para que a análise do trabalho não sofra qualquer influência e, da mesma forma, os autores, embora informados sobre o método em vigor, não fiquem cientes sobre quem são os responsáveis pelo exame de sua obra. No caso da identificação de conflito de interesse por parte dos revisores, o Corpo Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor.
2.5 Os conceitos emitidos nos trabalhos publicados serão de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Corpo Editorial ou dos revisores.
3 CORREÇÃO DAS PROVAS TIPOGRÁFICAS
3.1 As provas tipográficas contendo a versão revisada dos trabalhos serão enviadas ao autor correspondente por meio da plataforma ou correio eletrônico.
3.2 Os autores disporão de um prazo de três dias para correção e devolução do original devidamente revisado.
3.3 A omissão do retorno da prova significará a aprovação automática da versão sem alterações. Apenas pequenas modificações, correções de ortografia e verificação das ilustrações serão aceitas. Modificações extensas implicarão na reapreciação pelos revisores e retorno ao processo de arbitragem.
4 APRESENTAÇÃO
4.1 Estrutura de apresentação da folha de rosto
Título em português – De forma concisa, clara e o mais informativo possível. Não deve conter abreviações e não deve exceder 200 caracteres, incluindo espaços.
Título em inglês – Deve ser apresentada a versão do título em Inglês.
Nomes dos autores – Na ordem direta e sem abreviações, seguidos de sua principal titulação, filiação institucional e número de registro na base ORCID. Caso não possua, o registro ORCID pode ser obtido gratuitamente no site http://orcid.org.
Endereço completo do autor correspondente – Endereço completo, com telefone e e-mail, a quem deverão ser encaminhadas eventuais correspondências.
Área de conhecimento – O autor deverá colocar a área de conhecimento referente ao tema do manuscrito, de acordo com as seguintes áreas: Anatomia, Biologia Craniofacial, Biologia Pulpar, Bioquímica, Cariologia, Ciências do Comportamento, Cirurgia Bucomaxilofacial, Controle de Infecção, Dentística, Disfunção Temporomandibular, Estomatologia, Farmacologia, Fisiologia, Imaginologia, Implantodontia, Imunologia, Materiais Dentários, Microbiologia, Oclusão, Odontogeriatria, Odontologia Hospitalar, Odontologia Legal, Odontologia Social, Odontopediatria, Ortodontia, Ortopedia, Patologia Oral, Periodontia, Prótese, Saúde Coletiva e Terapia Endodôntica.
Obs.: Para garantir o cegamento da avaliação por pares, a folha de rosto deve ser anexada como documento suplementar, separadamente do arquivo que contém o corpo do manuscrito.
4.2 Estrutura de apresentação do corpo do manuscrito
Título em português – Repetir o título do trabalho no início do corpo do manuscrito.
Título em inglês – Repetir o título do trabalho no início do corpo do manuscrito.
RESUMO – Não deve exceder 250 palavras (100 palavras no caso de Notas Prévias / Comunicações Breves). Abreviações devem ser evitadas. Na plataforma, utilizar a ferramenta Special characters para caracteres especiais, se aplicável. O resumo deve ser apresentado na forma de parágrafo único e, de acordo com o tipo de estudo, deverá ser estruturado nas seguintes divisões:
- Artigos Originais, Revisões Sistemáticas e Notas Prévias / Comunicações Breves: Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão.
- Artigos de Revisão: Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Considerações Finais. A forma estruturada dos artigos originais pode ser seguida, mas não é obrigatória.
- Relatos de Caso: Objetivo, Descrição do Caso e Considerações Finais.
UNITERMOS – Imediatamente abaixo do resumo, devem ser incluídas entre três e cinco palavras-chave, separadas por vírgula. As palavras-chave devem ser extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), no site http://decs.bvs.br/, que contém os termos em português, espanhol e inglês, ou do Medical Subject Headings (MeSH), no site www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.
ABSTRACT – Para manuscritos escritos em português, deve ser apresentada também a versão em inglês do resumo, respeitando rigorosamente seu teor e estruturado com as mesmas divisões, a saber:
- Artigos Originais, Revisões Sistemáticas e Notas Prévias / Comunicações Breves: Purpose, Methods, Results e Conclusions.
- Artigos de Revisão: Purpose, Methods, Results e Final Considerations.
- Relatos de Caso: Purpose, Case Description e Final Considerations.
UNITERMS – Para manuscritos escritos em português, deve ser apresentada também a versão em inglês das palavras-chave, respeitando rigorosamente o teor e a sequência das mesmas, separadas por vírgula.
Obs.: Para manuscritos escritos em inglês, a sequência de apresentação dos itens iniciais do corpo do manuscrito deve obedecer à seguinte ordem: Título em inglês, Título em português, Abstract, Uniterms, Resumo e Unitermos.
Os demais tópicos do corpo do manuscrito deverão seguir, de acordo com o tipo de estudo, as seguintes divisões:
Artigos Originais, Revisões Sistemáticas e Notas Prévias / Comunicações Breves
INTRODUÇÃO – Resumo do raciocínio e proposta do estudo. Claramente estabelece a hipótese do trabalho, devendo ser sucinta e destacar os propósitos da investigação, além da relação com outros trabalhos na área. Uma extensa revisão de literatura não é recomendada, devendo-se citar apenas referências estritamente pertinentes para mostrar a importância do tema e justificar o trabalho. Ao final da introdução, os objetivos do estudo devem ser claramente descritos.
MATERIAIS E MÉTODOS – Apresenta a metodologia utilizada no trabalho. Deve ser suficientemente detalhada para que os leitores e revisores possam compreender precisamente o que foi feito e permitir que seja repetido por outros. Métodos publicados devem ser referenciados e discutidos brevemente, exceto se modificações tenham sido feitas. Técnicas padrão precisam apenas ser citadas. Deve-se indicar os métodos estatísticos utilizados, se aplicável. Estudos observacionais devem seguir as diretrizes STROBE (http://strobe-statement.org/) e o check list deve ser submetido. Ensaios clínicos devem ser relatados de acordo com o protocolo padronizado da CONSORT Statement (http://www.consort-statement.org/). Revisões sistemáticas e meta-análises devem seguir o PRISMA (http://www.prisma-statement.org/) ou Cochrane (http://www.cochrane.org/).
* Aspectos Éticos: em caso de pesquisas envolvendo seres humanos, indicar se os procedimentos realizados estão em acordo com os padrões éticos do comitê de experimentação humana responsável (institucional, regional ou nacional) e com a Declaração de Helsinki, de 1964, revisada em 2000. Quando do relato de experimentos em animais, indicar se seguiu os guias da Instituição ou dos Conselhos Nacionais de Pesquisa ou as leis sobre o cuidado e uso de animais em laboratório. Deve também citar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e anexar o parecer do mesmo. Quando se tratar de relato de caso, enviar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo paciente.
RESULTADOS – Apresenta os resultados em uma sequência lógica no texto. Pode-se utilizar tabelas, gráficos ou outras ilustrações, mas não se deve repetir no texto os dados contidos nos mesmos. Pode-se enfatizar somente as observações mais importantes. Utilizar um máximo de seis tabelas ou ilustrações, no total.
DISCUSSÃO – Os aspectos novos e importantes do estudo e as conclusões resultantes devem ser enfatizados. Não repetir, em detalhes, os dados ou informações citadas na introdução ou nos resultados. Sugere-se relatar as observações de outros estudos relevantes e apontar as implicações de seus achados e suas limitações.
CONCLUSÃO – Deve ser coerente com os objetivos propostos e justificada nos próprios resultados obtidos. A hipótese do trabalho deve ser respondida. Deve ser apresentada concisamente e estar fundamentada nos resultados obtidos. O detalhamento dos resultados, incluindo valores numéricos, não deve ser repetido.
AGRADECIMENTOS – Opcional. Quando aplicável, deve-se agradecer às pessoas que contribuíram de maneira significativa para a pesquisa. Especificar os auxílios financeiros, citando o nome da organização de fomento e o número do processo.
REFERÊNCIAS
Artigos de Revisão
INTRODUÇÃO
REVISÃO DE LITERATURA – Deve ter um conteúdo descritivo-discursivo.
DISCUSSÃO – São também aceitas revisões discutidas, com foco na apresentação e discussão abrangente de questões científicas importantes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Relatos de Caso
INTRODUÇÃO
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S)
DISCUSSÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Pontos de Vista / Cartas ao Editor
Devem incluir evidências que sustentem a opinião do(s) autor(es) sobre o conteúdo científico ou editorial da Revista FOUFBA. Figuras ou tabelas não são permitidas.
Obs.: Para garantir o cegamento da avaliação por pares, o corpo do manuscrito não deve conter qualquer elemento que permita a identificação da autoria do trabalho, que também deve ser removida na opção Propriedades do Word. Da mesma forma, não deve conter elementos que permitam identificar a origem do trabalho. Assim, citações relacionadas à instituição a qual pertence o Comitê de Ética em Pesquisa responsável pela aprovação do projeto ou na qual o trabalho foi conduzido devem ser removidas do corpo do texto.
5 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA
O texto deve ter composição eletrônica no programa Word for Windows (extensão .doc ou .docx.) e apresentar-se em fonte Times New Roman tamanho 12. Os parágrafos devem ter recuo da primeira linha de 1,25cm e espaçamento entre as linhas de 1,5. A página deve ser configurada em papel A4, margens de 3cm em cada um dos lados e perfazendo um total de no máximo 15 páginas, excluindo referências e ilustrações.
Evitar ao máximo as abreviações e siglas. Em determinados casos, sugere-se que na primeira aparição no texto, deve-se colocar a expressão por extenso e a abreviatura e/ou sigla entre parênteses. Exemplo: Febre Hemorrágica do Dengue (FHD).
As notas de rodapé devem ser indicadas por asteriscos e restritas ao mínimo indispensável. Marcas comerciais de produtos e materiais não devem ser apresentadas como nota de rodapé e sim colocadas entre parênteses, seguidas da cidade, estado e país da empresa (Ex: Goretex, Flagstaff, Arizona, EUA).
5.1 Ilustrações
O material ilustrativo compreende tabelas, quadros e figuras. As figuras representam uma demonstração esquemática das informações por meio de gráficos, diagramas, fluxogramas, mapas, desenhos, radiografias, fotografias e outros. Todas as ilustrações devem estar em preto e branco ou em tons de cinza e devem ser inseridas ao longo do texto em Word, conforme ordem de citação, com suas respectivas legendas e fontes, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e limitadas a um máximo de seis. Devem também ser enviadas separadamente, em arquivos individuais.
As tabelas e quadros devem ser elaborados em linhas e colunas, sem espaços extras e sem recursos de “quebra de página”. Devem apresentar-se em fonte Times New Roman tamanho 9 e com espaçamento simples entre linhas. Não devem ultrapassar uma página (formato A4). Cada dado deve ser inserido em uma célula separada e é importante que apresentem informações sucintas. As legendas devem ser claras, concisas e colocadas na parte superior dos mesmos. Para o envio em separado, podem ser confeccionados nos programas Excel ou Word, em formato editável (que permite o recurso “copiar e colar”).
As figuras devem ser confeccionadas com resolução mínima de 300dpi e tamanho máximo de 6cm x 8cm (altura x largura). Se houver texto no interior da ilustração, deve ser formatado em fonte Times New Roman tamanho 9. As legendas devem ser claras, concisas e colocadas na parte inferior das mesmas. Para o envio em separado, os arquivos devem estar em formato JPG, TIFF ou GIF. Os autores que utilizam escalas em seus trabalhos devem informar explicitamente na carta de submissão de seus artigos, se elas são de domínio público ou se têm permissão para o uso.
5.2 Citação de referências no texto
A citação de referências no texto deve ser identificada por meio de algarismos arábicos sobrescritos e pode ser feita de duas maneiras:
- Apenas numérica: ... a interface entre bactéria e célula3,4,7-10.
- Alfanumérica
- Um autor – Silva23 (1996)
- Dois autores – Silva e Carvalho25 (1997)
- Mais de dois autores – Silva et al.28 (1998)
- Pontuações devem ser colocadas após a citação numérica. Ex: ... facial38.
5.3 Referências
A lista completa de referências deve vir após o tópico “Agradecimentos" e estas devem ser numeradas e apresentadas de acordo com o estilo Vancouver, em conformidade com as diretrizes fornecidas pelo International Committee of Medical Journal Editors, conforme apresentadas no Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/). Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com o List of Journals Indexed in Index Medicus (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals).
A correta apresentação das referências é de responsabilidade exclusiva dos autores. Deve-se evitar a inclusão de comunicações pessoais, resumos e materiais bibliográficos sem data de publicação.
Os nomes de todos os autores devem ser colocados até o máximo seis. Acima de seis autores, deve-se citar os seis primeiros, seguidos da expressão “et al.”.
Exemplos de referências
Livro
Melberg JR, Ripa LW, Leske GS. Fluoride in preventive dentistry: theory and clinical applications. Chicago: Quintessence; 1983.
Capítulo de Livro
Verbeeck RMH. Minerals in human enamel and dentin. ln: Driessens FCM, Woltgens JHM, editors. Tooth development and caries. Boca Raton: CRC Press; 1986. p. 95-152.
Artigo de periódico
Veja KJ, Pina I, Krevsky B. Heart transplantation is associated with an increased risk for pancreatobiliary disease. Ann Intern Med. 1996 Jun 1;124(11):980-3.
Wenzel A, Fejerskov O. Validity of diagnosis of questionable caries lesions in occlusal surfaces of extracted third molars. Caries Res. 1992;26:188-93.
Artigos com mais de seis autores
Parkin DM, Clayton D, Black RJ, Masuyer E, Friedl HP, Ivanov E, et al. Childhood leukaemia in Europe after Chernobyl: 5 years follow-up. Br J Cancer. 1996;73:1006-12.
Artigo sem autor
Seeing nature through the lens of gender. Science. 1993;260:428-9.
Volume com suplemento e/ou número especial
Ismail A. Validity of caries diagnosis in pit and fissures [abstract n. 171]. J Dent Res 1993;72(Sp Issue):318.
Fascículo no todo
Dental Update. Guildford 1991 Jan/Feb;18(1).
Trabalho apresentado em eventos
Matsumoto MA, Sampaio Góes FCG, Consolaro A, Nary Filho H. Análise clínica e microscópica de enxertos ósseos autógenos em reconstruções alveolares. In: Anais da 16a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO; 1999 set. 8-11; Águas de São Pedro (SP). São Paulo: SBPqO; 1999. p. 49, resumo A173.
Trabalho de evento publicado em periódico
Abreu KCS, Machado MAAM, Vono BG, Percinoto C. Glass ionomers and compomer penetration depth in pit and fissures. J Dent Res 2000;79(Sp. Issue):1012.
Monografia, Dissertação e Tese
Pereira AC. Estudo comparativo de diferentes métodos de exame, utilizados em Odontologia, para diagnóstico da cárie dentária. São Paulo; 1995. [Dissertação de Mestrado – Faculdade de Saúde Pública da USP].
Artigo eletrônico:
Lemanek K. Adherence issues in the medical management of asthma. J Pediatr Psychol [Internet]. 1990 [Acesso em 2010 Abr 22];15(4):437-58. Disponível em: http://jpepsy.oxfordjournals.org/cgi/reprint/15/4/437.
6 SUBMISSÃO DO MANUSCRITO
A submissão dos trabalhos deverá ser feita eletronicamente, por meio do site https://periodicos.ufba.br/index.php/revfo. Para a submissão, os seguintes documentos devem ser anexados:
6.1 Carta de submissão - Assinada por todos os autores, responsabilizando-se pelo conteúdo do manuscrito e declarando que mesmo está sendo submetido apenas à Revista da Faculdade de Odontologia da UFBA.
6.2 Declaração de concordância com a cessão de direitos autorais – Assinada por todos os autores.
6.3 Declaração de conflito de interesse – Caso exista alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que possa gerar conflito de interesse, esta possibilidade deverá ser informada.
6.4 Parecer de Comitê de Ética em Pesquisa, reconhecido pelo Comitê Nacional de Saúde (CNS) – Para trabalhos envolvendo seres humanos.
6.5 Parecer de Comitê de Ética em Relato de caso, reconhecido pelo Comitê Nacional de Saúde (CNS).
6.6 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – Quando se tratar de relato de caso(s).
7 CHECK-LIST
Antes de iniciar o processo de submissão, verificar os seguintes arquivos:
7.1 Carta de submissão.
7.2 Declaração de Cessão de Direitos Autorais.
- Declaração de Conflito de Interesse.
7.4 Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa e Relato de caso, se for o caso.
7.5 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, se for o caso.
7.6 Arquivo da folha de rosto (Title Page), em formato .doc ou .docx.
7.7 Arquivo com o texto principal do manuscrito (Main Document), em formato .doc ou .docx.
7.8 Tabelas e/ou quadros, em formato .doc ou .docx, se for o caso.
7.9 Figuras, em formato JPG, TIFF ou GIF, se for o caso.