AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA ANATOMIA RADIOGRÁFICA EM INCIDÊNCIAS OCLUSAIS COM O USO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE
DOI:
https://doi.org/10.9771/revfo.v51i3.47504Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Educação, Odontologia, RadiologiaResumo
Objetivos: Avaliar o uso da plataforma MOODLE como material de apoio e para realização de atividades de interpretação de radiografias na Disciplina de Radiologia Odontológica III. Materiais e métodos: A amostra foi constituída por alunos do Curso de Odontologia matriculados em duas turmas diferentes que cursavam a disciplina de Radiologia Odontológica III (alunos concluintes do curso no ano de 2019 e concluintes em 2020), que realizaram atividades referentes ao conteúdo de anatomia radiográfica em incidências oclusais e responderam um questionário. Os dados foram obtidos por meio das notas das avaliações práticas de interpretação das radiografias, realizadas em sala de aula e na plataforma MOODLE, onde foram disponibilizadas radiografias associadas a questões de escolha simples ou múltipla. Resultados: O teste T de Student para amostras pareadas verificou que houve diferença significativa entre as duas avaliações para os alunos concluintes em 2020, com notas menores na modalidade virtual. Por outro lado, para os concluintes em 2019 não houve diferença significativa. De acordo com o Teste Exato de Fisher, observou-se diferença estatística significante (P=0,009) na modalidade presencial na qual houve um predomínio da turma concluinte em 2020 na categoria 5, enquanto na categoria 4 houve predomínio dos concluintes em 2019. Para a modalidade virtual, não houve diferença significante. As respostas do questionário mostraram que 72 alunos referiram a plataforma MOODLE como a principal ferramenta de estudo durante o semestre. Conclusão: A plataforma MOODLE mostrou ser promissora para o processo de aprendizagem na disciplina de Radiologia Odontológica, porém necessita de aperfeiçoamento em sua implementação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.