OZÔNIO COMO AGENTE ANTIMICROBIANO NA ODONTOLOGIA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/revfo.v51i3.46784

Palavras-chave:

Ozônio, Odontologia, Antimicrobiano

Resumo

Introdução: O ozônio (O3) é um gás formado por três átomos de oxigênio, que está presente na estratosfera, com a função de proteger os seres vivos dos raios ultravioleta. O primeiro dentista a utilizar o ozônio foi o alemão Edward Fisch, na década de 1950, para desinfecção e cicatrização de feridas durante cirurgias dentárias. Na atualidade, a ozonioterapia pode ser empregada para o tratamento de variadas doenças sistêmicas e orais. Objetivo: Revisar a literatura para analisar os efeitos antimicrobianos da ozonioterapia na odontologia. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de uma revisão de literatura. Foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1972 a 2021, pesquisados nas bases de dados digitais PubMed, SciELO, Bireme e Google Scholar, nas línguas inglesa e portuguesa. Resultados: Selecionados 70 artigos, lidos e analisados de forma criteriosa, dos quais 47 foram os que corresponderam aos critérios de inclusão. Revisão de literatura: A ozonioterapia é um procedimento simples, com menor tempo de tratamento, minimamente invasivo e de baixo custo, possui ação antimicrobiana, analgésica, anti-inflamatória, imunoestimulante, anti-hipóxica, biossintética e bioenergética e sua utilização consolidou-se ao longo dos anos, e abrangeu a maioria das especialidades odontológicas, como: Dentística, Endodontia, Periodontia, Implantodontia e Estomatologia. Conclusões: Apesar de diversos estudos consultados apresentarem resultados positivos do emprego desta terapêutica na redução e controle da microbiota oral, a ozonioterapia ainda não pode ser considerada uma modalidade antimicrobiana complementar ou substitutiva, pois não proporciona mudanças significativas ou benefícios adicionais aos tratamentos convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yngrid Da Cruz Silva, Centro universitário UNIRB

Graduação em Odontologia pelo Centro Universitário Regional do Brasil.

Antônio Gabriel Souza da Silva , Centro Universitário Regional do Brasil

Graduação em Odontologia pelo Centro Universitário Regional do Brasil.

Gabriela Botelho Martins , Universidade Federal da Bahia.

Doutora em Estomatologia Clínica pela PUC-RS. Professora Associado do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Ana Carla Barletta Sanches

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Juliana Borges de Lima Dantas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia. Professora da Faculdade Adventista da Bahia. Professora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Tila Fortuna

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Silva, Y. D. C., Souza da Silva , A. G. ., Botelho Martins , G. ., Barletta Sanches, A. C. ., Borges de Lima Dantas , J. ., & Fortuna, T. (2022). OZÔNIO COMO AGENTE ANTIMICROBIANO NA ODONTOLOGIA: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Da Faculdade De Odontologia Da Univeridade Federal Da Bahia, 51(3), 97–107. https://doi.org/10.9771/revfo.v51i3.46784

Edição

Seção

Artigos de Revisão de Literatura/ Reviews of the Literature