VÍRUS DO EPSTEIN-BARR: INFECÇÃO, MANIFESTAÇÕES E ONCOGÊNESE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/revfo.v51i3.44724

Palavras-chave:

Epstein-Barr, Carcinogênese, Saúde Bucal, Herpesvirus Humano 4

Resumo

O Vírus Epsein-Barr (EBV) pertence à família Herpesviridae, estima-se que se manifeste de maneira latente de 90-95% da população adulta e 40% da população infantil, é um dos sete vírus oncogênicos conhecidos pela humanidade, tem a capacidade de induzir diversas de outras patologias. Objetivos: Discorrer sobre o vírus fazendo alusão às principais características deste, abrangendo desde sua morfologia ao tratamento das doenças por ele influenciadas ou causadas. Metodologia: Foi empregada como técnica de pesquisa o levantamento bibliográfico de caráter sistemático, os critérios de inclusão foram: publicações em português, inglês ou espanhol, publicadas entre os anos de 2010-2020, em sua versão íntegra. Resultados: O período de transmissibilidade oral é de 18 meses, se aloja principalmente na glândula parótida (75 a 92%). A infecção pode ocorrer mais cedo em países com menor desenvolvimento socioeconômico, sem diferenças entre os sexos ou etnia. É capaz de infectar uma grande variedade de células, como epiteliais, linfócitos B, células NK e linfócitos T, indicando forte tendência de indução a doenças autoimunes, possui relação com uma extensa gama de cânceres (principalmente do sistema linfático e de cabeça e pescoço), as 3 principais patologias causadas pelo EBV são a Mononucleose Infecciosa, a Encefalite e a Síndrome de Alice no País das Maravilhas. Conclusão: O EBV é transmitido por contato orossexual e relacionado a diversas patologias e possui uma notável disseminação mundial, este artigo reuniu informações sobre o tratamento, o diagnóstico, a doença e o patógeno, contribuindo com a disseminação de informações relevantes sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yane Ramos de Oliveira Cunha, UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana)

Curso o 7º semestre de Odontologia, tenho 20 anos. Em 2019, fui premiada em Segundo Lugar na categoria Mostra Acadêmica pelo trabalho "INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DA CIRURGIA DE BICHECTOMIA" e publiquei como principal autora o Artigo Científico "Consequências da Agressão à Mulher na Cavidade Oral", publicado na Revista FATEC de Tecnologia e Ciência (ISSN 2448-4695 – V.4. N. 1 - 2019). Em 2020 mediei 5 Sessões Científicas online com Doutores em Odontologia, cerca de 200 inscritos em cada, como Coordenadora de Eventos da Liga de Saúde Bucal Coletiva da UNEF. Em abril de 2021 fui aprovada no Programa de Colunistas da Sanar Saúde.

Luana Katlyn Batista Clementino Carneiro, UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana)

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colegio Estadual Maria Dagmar de Miranda(2017).

Tasciano Dos Santos Santa Izabel, UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestrado e doutorado em Botânica na mesma instituição. Especialista em Educação à distância (UNEB) , Matemática Financeira e Estatística (UCAM), Análises Clínicas e Microbiologia (UCAM) e Fitoterapia aplicada a Nutrição (ÚNICA). Tem experiência na área de Microbiologia, Micologia Botânica, Bioestatística , Ecologia de fungos e Educação a distância. Atualmente, professor de Biologia do Colégio Estadual Professora Edite Ferreira Fonseca. Professor dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição (UNEF) e Biomedicina (FAN). Agente Educacional daFAVENI na cidade de Santo Estevão.

Rodolfo Cruz Pimenta, UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana)UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana)

Doutorando em Saúde Coletiva pela UEFS. Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS em 2016. Especialista em Saúde da Família, na modalidade Residencia Multiprofissional (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia / Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública / Sociedade Hólon), em 2013. Cirurgião-dentista pela UEFS, em 2011. Egresso do Programa de Educação Tutorial do curso de Odontologia da UEFS (PET-Odontologia/UEFS/MEC-Sesu). Professor Substituto do Departamento de Saúde da UEFS. Professor Universitário da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Exerceu a função de Apoiador Institucional pelo Ministério da Educação (MEC) para o Projeto Mais Médicos para o Brasil, na Bahia entre Junho de 2017 e Julho de 2019.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Cunha, Y. R. de O., Carneiro, L. K. B. C., Izabel, T. D. S. S., & Pimenta, R. C. (2022). VÍRUS DO EPSTEIN-BARR: INFECÇÃO, MANIFESTAÇÕES E ONCOGÊNESE. Revista Da Faculdade De Odontologia Da Univeridade Federal Da Bahia, 51(3), 70–81. https://doi.org/10.9771/revfo.v51i3.44724

Edição

Seção

Artigos de Revisão de Literatura/ Reviews of the Literature