FORMADORES EM ODONTOLOGIA: PERFIL PROFISSIONAL, PÓS-GRADUAÇÃO E CONHECIMENTOS SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS)
DOI:
https://doi.org/10.9771/revfo.v42i1.14769Resumo
A tendência atual de renovação do ensino superior no Brasil evidencia a ne-
cessidade de estudos dirigidos para a formação pedagógica dos professores com abordagens teórico-metodológicas capazes de compreender as especi- ficidades dos sujeitos dessa prática. Objetivo: Buscou-se identificar em dois cursos de Odontologia da Bahia, o perfil dos professores, a auto-percepção
sobre a influência da pós-graduação em sua formação docente e os seus co-
nhecimentos acerca das DCNs. Material e método: Realizou-se entrevistas
não-diretivas, interpretadas pela análise de conteúdo, a qual foi sustentada
por um referencial teórico que trata da formação pedagógica do professor e
das políticas públicas de educação. Resultado/Conclusão: A quase totalidade
dos professores reconhece as limitações da pós-graduação no que se refere
à formação pedagógica, evidenciando os saberes oriundos da experiência, e
a maioria deles desconhece ou têm informações superficiais sobre as DCNs.
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