FORMADORES EM ODONTOLOGIA: PERFIL PROFISSIONAL, PÓS-GRADUAÇÃO E CONHECIMENTOS SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS)

Autores

  • Mariângela Silva de Matos
  • Robinson Moreira Tenório
  • Maria Isabel Pereira Vianna

Resumo


A tendência atual de renovação do ensino superior no Brasil evidencia a ne-

cessidade de estudos dirigidos para a formação pedagógica dos professores com abordagens teórico-metodológicas capazes de compreender as especi- ficidades dos sujeitos dessa prática. Objetivo: Buscou-se identificar em dois cursos de Odontologia da Bahia, o perfil dos professores, a auto-percepção

sobre a influência da pós-graduação em sua formação docente e os seus co-

nhecimentos acerca das DCNs. Material e método: Realizou-se entrevistas

não-diretivas, interpretadas pela análise de conteúdo, a qual foi sustentada

por um referencial teórico que trata da formação pedagógica do professor e

das políticas públicas de educação. Resultado/Conclusão: A quase totalidade

dos professores reconhece as limitações da pós-graduação no que se refere

à formação pedagógica, evidenciando os saberes oriundos da experiência, e

a maioria deles desconhece ou têm informações superficiais sobre as DCNs.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

de Matos, M. S., Tenório, R. M., & Vianna, M. I. P. (2021). FORMADORES EM ODONTOLOGIA: PERFIL PROFISSIONAL, PÓS-GRADUAÇÃO E CONHECIMENTOS SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS). Revista Da Faculdade De Odontologia Da Universidade Federal Da Bahia, 42(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revfo/article/view/14769

Edição

Seção

Artigos Originais/ Original Papers