ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS ANÁLISES CEFALOMÉTRICAS MANUAL E DIGITAL, MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE “DENTOFACIAL PLANNER PLUS”

Autores

  • Livia Vaz Sampaio Marianetti
  • Márcio Costa Sobral
  • Marcos Alan Vieira Bittencourt

DOI:

https://doi.org/10.9771/revfo.v42i1.14765

Resumo

Objetivo: comparar as análises cefalométricas realizadas manualmente e por meio digital, através da utilização do software “Dentofacial Planner Plus”TM. Materiais e Métodos: foram selecionadas, aleatoriamente, 30 radiografias cefalométricas em norma lateral, oriundas do arquivo de pacientes tratados na clínica do Curso de Especialização em Ortodontia da UFBA. Sobre estas, foram realizados, manualmente, os traçados cefalométricos e, em seguida, a digitalização destes e das radiografias correspondentes. Foram avaliadas as medidas angulares e lineares SNA, SNB, GoGn/SN, ângulo do plano mandi- bular, 1-NA e 1-NB, geradas mediante a mensuração convencional e a utili- zação do software. Os resultados foram submetidos a tratamento estatístico, sendo utilizado o coeficiente de correlação de Pearson, objetivando verificar a concordância entre as diferentes maneiras de mensuração. Também foram avaliados considerando-se o percentual com que estavam situados na faixa de variação correspondente a um grau ou um milímetro, para as medidas angu- lares ou lineares, respectivamente, sendo esta faixa considerada de precisão. Resultados: observou-se que, na digitalização radiográfica, foi encontrado coeficiente de correlação superior a 0,947 em todas as variáveis, exceto na variável 1-NA, que foi de 0,891. Observou-se, também, que o percentual de medidas situadas na faixa de precisão variou entre 46,7% e 73%. A digitalização do traçado apresentou coeficiente de correlação superior a 0,984 para todas as variáveis. Quanto ao percentual de medidas precisas, foi observada variação entre 56,7% e 100%. Conclusão: o método computadorizado foi considerado preciso, particularmente na comparação entre o método manual e a digitaliza- ção do cefalograma. Na digitalização radiográfica, o método computadorizado apresentou alto índice de confiabilidade, exceto para a medida linear 1-NA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-03-16

Como Citar

Marianetti, L. V. S., Sobral, M. C., & Bittencourt, M. A. V. (2018). ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS ANÁLISES CEFALOMÉTRICAS MANUAL E DIGITAL, MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE “DENTOFACIAL PLANNER PLUS”. Revista Da Faculdade De Odontologia Da Univeridade Federal Da Bahia, 42(1). https://doi.org/10.9771/revfo.v42i1.14765

Edição

Seção

Artigos Originais/ Original Papers