PREVALÊNCIA DA PERIODONTITE EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA ISQUÊMICA DO CORAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EDGARD SANTOS (HUPES)

Autores

  • Patrícia Mascarenhas Alves
  • Luiz Carlos Passos
  • Carlos Maurício Cardeal Mendes
  • Gisela Estela Rapp

DOI:

https://doi.org/10.9771/revfo.v43i2.14490

Resumo

Objetivo: Avaliar a prevalência da periodontite em pacientes portadores de doença isquêmica do coração (DIC) no Hospital Universitário da Universidade Federal da Bahia (HUPES). Materiaisemétodos: A profundidade de sonda- gem (PS) foi realizada em seis sítios de todos os dentes presentes, por um periodontista calibrado (kappa > 0,9) em 131 indivíduos (75 homens 56 mu- lheres) na faixa etária de 35 a 99 anos. Periodontite foi considerada presente quando houve perda do nível de inserção clínica (PNIC) ³ 4 mm associada à PS ³ 4 mm em pelo menos quatro sítios em dentes diferentes. Os registros de sexo, idade, etnia, estado civil, tabagismo, frequência de escovação dental, sedentarismo, dislipidemia, hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), diabetes mellitus (DM), índice de placa (IPL) e índice gengival (IG) foram coletados. Resultados: A população de estudo (N=135) apresentou taxa de edentulismo total de 2,9% (N = 4). Dos 131 pacientes dentados, 73 (55,7 %) apresentaram periodontite. Houve associação positiva significativa entre periodontite e ICC, IPL e IG (p <0,001) e DM (p = 0,02). Conclusões: A prevalência de periodontite nos pacientes com DIC foi de 55,7 %. Neste estudo exploratório houve associação positiva entre a periodontite e ambos, ICC e DM, bem como com IPL e IG. Futuros estudos são necessários para confirmar estes resultados, que suportam a hipótese de que a periodontite é um mecanismo subjacente na patogênese da ICC e da DM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-03-16

Como Citar

Alves, P. M., Passos, L. C., Mendes, C. M. C., & Rapp, G. E. (2018). PREVALÊNCIA DA PERIODONTITE EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA ISQUÊMICA DO CORAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EDGARD SANTOS (HUPES). Revista Da Faculdade De Odontologia Da Univeridade Federal Da Bahia, 43(2). https://doi.org/10.9771/revfo.v43i2.14490

Edição

Seção

Artigos Originais/ Original Papers