O DIREITO À DIGNIDADE HUMANA SOB A PERSPECTIVA DA TRANSGENERIDADE INFANTIL EM CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Andre Antonio Martins Brasil Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.9771/revdirsex.v2i2.45131

Resumo

Neste trabalho, será apresentado um enfoque sobre a ideia de Dignidade da Pessoa Humana em suas abordagens gerais e legais. Em seguida, será tratado sobre o tema da transgeneridade infantil e suas peculiaridades conceituais, bem como seus aspectos discriminatórios e segregadores, para como terceiro passo, fazer uma análise do contexto escolar vivenciado por essas crianças, que denota uma agressão continuada com a consequente expulsão desse espaço de aprendizagem. Empregou-se pesquisa bibliográfica, utilizando-se de legislação e doutrina vasta sobre a temática, cujo objetivo geral fora realizar uma apreciação da identidade de gênero na infância, estabelecendo uma correlação desta condição com a Educação, enquanto direito humano garantidor da dignidade. Objetiva-se ainda, analisar e demonstrar como a sua ausência reflete prejudicialmente na aprendizagem ao longo da vida dessas crianças. Por fim, a pesquisa buscou evidenciar a deficiência das políticas públicas sobre o tema, a fim de se encontrar soluções garantidoras a esses direitos, através do acesso à educação e do combate à evasão escolar.

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Biografia do Autor

Andre Antonio Martins Brasil, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.

▪️Mestrando (MEd.) em Educação Social - Bragança - Portugal;
▪️Membro do Grupo de Pesquisa: Direito e Sexualidade - UFBA/CNPq;
▪️Pesquisador em Direitos Humanos e Justiça Social.
▪️Pós-graduado em Filosofia do Direito e Direitos Humanos;
▪️Bacharel em Direito - UNIFOR - Fortaleza - Brasil;
▪️Carreira desenvolvida com 15 anos de experiência na área jurídica, em Advocacia (Contencioso Cível), Gestão de Escritório Jurídico e Serviço Público (Técnico judiciário (TJSP), Assistente Jurídico de Desembargador (TJSP) e Analista judiciário (TJPE));

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

BRASIL, A. A. M. O DIREITO À DIGNIDADE HUMANA SOB A PERSPECTIVA DA TRANSGENERIDADE INFANTIL EM CONTEXTO ESCOLAR. Revista Direito e Sexualidade, Salvador, v. 2, n. 2, 2021. DOI: 10.9771/revdirsex.v2i2.45131. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/45131. Acesso em: 23 abr. 2024.