SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS.

Autores

  • Pollyanna Rezende-Campos UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
  • Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

DOI:

https://doi.org/10.9771/revdirsex.v1i1.35853

Resumo

Dentro das dimensões de acesso à justiça e à cidadania, a educação formal pode ser um contexto positivo e promotor de Direitos Humanos. Este artigo visa propiciar maior aproximação entre conceitos, atitudes e reflexões acerca da representação de corpos e sexualidades dissidentes em ambiente escolar. Com o intuito de abrir diálogos e proporcionar integração na cultura da paz e de vivências mais respeitosas, assim como distanciar-se de práticas preconceituosas e violentas para compreender e saber conviver com as diversas formas de identidades de gêneros e sexualidades dentro do ambiente escolar. Foi desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa baseada em observações empíricas participativas do cotidiano escolar, acrescenta-se revisão sistemática de literatura envolvendo categorias relativas ao estudo com ênfase nas Ciências Sociais e Humanas, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com dez jovens de 18 a 24 anos. Os resultados demonstram que a maioria dos jovens tem vivências e experiências altamente intolerantes com agravos em situação de violências sobrepostas e cotidianas que comprometem o aprendizado e as relações interpessoais nos diversos convívios sociais, fazendo-se emergente a prática de pedagogias transgressoras a fim de (re)construir “saberes de desaprendizagens” para a promoção emancipatória de uma Educação para e pelos Direitos Humanos.

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Biografia do Autor

Pollyanna Rezende-Campos, UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

Doutoranda e Mestra em Família na Sociedade Contemporânea (PPGFSC/UCSAL).  Integrante do núcleo de estudos sobre Direitos Humanos (NEDH/UCSAL) e do Núcleo de pesquisa e extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NUCUS/UFBA). Professora da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia. 

Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

Pós-doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM/UFBA) e Família na Sociedade Contemporânea (PPGFSC/UCSAL). Investigadora associada ao Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Portugal.

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

REZENDE-CAMPOS, P.; CAVALCANTI, V. R. S. SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: DIMENSÕES POSSÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS. Revista Direito e Sexualidade, Salvador, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.9771/revdirsex.v1i1.35853. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/35853. Acesso em: 30 jun. 2024.