Fissão e fusão nuclear: presente e futuro do uso da energia nuclear pela humanidade
DOI:
https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.6035Palavras-chave:
Fontes Energéticas alternativas, Energia NuclearResumo
Alberto Brum Novaes, da Universidade Federal da Bahia, explica o que é a fusão termonuclear e qual o estágio atual de desenvolvimento tecnológico para torná-la economicamente viável. Ele sugere que esta forma de energia nuclear terá um papel central no futuro da humanidade, visto que seu combustível – o hidrogênio – é oelemento mais abundante do universo. Ele apresenta ainda as vantagens e os problemas relacionados à produção de energia nuclear a partir da fissão nuclear, que é o processodesenvolvido nos reatores nucleares como os presentes em usinas como as de Angra dos Reis e Fukushima, e cita os avanços tecnológicos relacionados à redução da quantidade de lixo radioativo por elas produzido. Conclui que as usinas nucleares são competitivas e que não existe, no momento,outra solução que produza tanta energia de maneira tão rápida quanto elas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-08
Como Citar
Rocha, Érika G., & Delfino, M. S. de C. (2013). Fissão e fusão nuclear: presente e futuro do uso da energia nuclear pela humanidade. Revista Caititu, 1(1), 125–129. https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.6035
Edição
Seção
Entrevistas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite uso, distribuição e reprodução sem fins comerciais emqualquermídia, contanto queos autores e fonte sejam creditados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).