Fissão e fusão nuclear: presente e futuro do uso da energia nuclear pela humanidade

Autores

  • Érika Garcez Rocha Universidade Federal da Bahia
  • Marcelo Silva de Carvalho Delfino Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.6035

Palavras-chave:

Fontes Energéticas alternativas, Energia Nuclear

Resumo

Alberto Brum Novaes, da Universidade Federal da Bahia, explica o que é a fusão termonuclear e qual o estágio atual de desenvolvimento tecnológico para torná-la economicamente viável. Ele sugere que esta forma de energia nuclear terá um papel central no futuro da humanidade, visto que seu combustível – o hidrogênio – é oelemento mais abundante do universo. Ele apresenta ainda as vantagens e os problemas relacionados à produção de energia nuclear a partir da fissão nuclear, que é o processodesenvolvido nos reatores nucleares como os presentes em usinas como as de Angra dos Reis e Fukushima, e cita os avanços tecnológicos relacionados à redução da quantidade de lixo radioativo por elas produzido. Conclui que as usinas nucleares são competitivas e que não existe, no momento,outra solução que produza tanta energia de maneira tão rápida quanto elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Garcez Rocha, Universidade Federal da Bahia

Érika Garcez da Rocha é estudante de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia e bolsista do Programa de Iniciação à Extensão PROEXT-MEC-SESU.

Marcelo Silva de Carvalho Delfino, Universidade Federal da Bahia

Marcelo Silva de Carvalho Delfino é estudante de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia e bolsista do Programa Pense, Pesquise e Inove a UFBA – PROUFBA.

Downloads

Publicado

2013-10-08

Como Citar

Rocha, Érika G., & Delfino, M. S. de C. (2013). Fissão e fusão nuclear: presente e futuro do uso da energia nuclear pela humanidade. Revista Caititu, 1(1), 125–129. https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.6035

Edição

Seção

Entrevistas