Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte Arial 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); inclui numeração de linhas e páginas; as tabelas, os quadros e as figuras estão incluídos no final do documento, mas seus títulos estão incluídos na posição em que devem aparecer no texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

ESTILO

A Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação atende a um público variado de profissionais (pesquisadores, técnicos ambientais, promotores de justiça, políticos etc.) e cidadãos interessados na temática do meio ambiente. Portanto, seus textos devem ser produzidos de modo a aumentar a chance de comunicação efetiva com leitores com diferentes perfis de formação. Os textos devem evitar o uso de jargão técnico. Se necessário, o texto deve incluir um glossário para a definição de termos e conceitos utilizados.

O manuscrito deve ser produzido de modo a incluir o Título (em português e em inglês), Título curto (em português) e as seções Resumo (em português e em inglês), Palavras-chave (em português e e inglês), Argumento (em português), Agradecimentos (em português) e Referências

Resumo (até 600 caracteres): essa seção apresenta ao leitor um resumo do Artigo, e deve ser organizada em três parágrafos curtos. Cada parágrafo se inicia por uma das perguntas apresentadas abaixo e é seguido pela resposta à pergunta:
Que problema ambiental é foco deste trabalho?
Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Qual é a principal conclusão do trabalho?

Versão em inglês (até 600 caracteres):
What environmental problem is the focus of this work?
What was the strategy of the work to help solving the problem?
What is the main conclusion of the work? 

Palavras-chave: essa seção deve incluir até quatro termos ou expressões não presentes no título, separados por ";" e em ordem alfabética (o mesmo para Keywords)

Argumento: essa seção apresenta ao leitor o argumento completo do artigo. A organização das subseções do texto e dos elementos a ele associados (p.ex., figuras, tabelas, quadros explicativos) é livre, mas deve buscar a eficiência na comunicação com um público variado. Termos e conceitos centrais para o argumento do texto devem ser definidos em sua primeira aparição no texto. Alternativamente, o artigo pode incluir um quadro com um "Glossário de termos e conceitos importantes".

Agradecimentos: seção para registro dos apoios recebidos para o desenvolvimento do trabalho.

Referências: essa seção apresenta a referência completa de cada documento citado no Argumento.

FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO

  • O texto deve ser apresentado com fonte Arial-12, espaçamento duplo e alinhamento à esquerda, incluindo-se numeração de linhas e de páginas.
  • O texto deve incluir, em sequência: Título (em portugiês e em inglês), Título curto (em português), Resumo (em portugiês e em inglês), Palavras-chave (em português e em inglês), Argumento (em português), Agradecimentos (em português), Referências, Tabelas, Quadros e Figuras.
  • O texto não deve indicar os autores, de modo a garantir o processo de avaliação cega. 
  • Em caso de aprovação do manuscrito, em sua versão final deverá ser acrescentado, após as Referências, uma seção Sobre os autores, incluindo o nome completo de cada autor seguido por um parágrafo (até 250 caracteres por autor) que apresente uma breve caracterização de seu perfil profissional e pelo e-mail.
  • As tabelas, quadros, figuras e outros elementos de apoio ao texto devem ser numerados sequencialmente (Tabela I, Tabela II... Figura 1, Figura 2... ) à medida que forem citadas no texto.
  • Os títulos das tabelas, quadros e figuras devem ser incluídos no texto, na posição em que se pretende que cada um desses elementos apareça na versão final.
  • As tabelas, quadros e figuras propriamente ditos devem ser apresentados em ordem sequencial e em páginas individuais nas últimas páginas do arquivo. Cada uma dessas páginas deve indicar o número da figura, tabela ou quadro.
  • As figuras devem ser incluídas nas páginas no formato *.PNG (portable network graphic).
  • Caso o artigo seja aceito para publicação, cada figura deverá ser enviada separadamente em formato *.TIF com compressão LZW. Cada figura deve ser enviada no formato exato previsto para publicação. 
  • Ao longo do texto, as referências a outros textos devem ser indicadas seguindo o seguinte padrão:

"... foi demonstrado por vários autores (Fernandes et al. 2002, Abreu 2007, Damasceno et al. 2007, Silva & Rodrigues 2010), e particularmente por Porto e colaboradores (2005), que..."

ou seja:

  1. em ordem cronológica e, para o mesmo ano, em ordem alfabética;
  2. citando-se o sobrenome do autor em trabalhos com até dois autores e usando-se o primeiro autor seguido de "et al." (quando a citação vem eentre parênteses) ou "e colaboradores" (quando apenas o ano vem entre parênteses) no caso de três ou mais autores;
  3. utilizando-se & no caso de dois autores;
  4. separando as citações por vírgula.
  • Na seção Refrências, a citação deve seguir o padrão abaixo:

QUANDO SE TRATAR DE ARTIGOS:

Andrén H 1994. Effects of habitat fragmentation on birds and mammals in landscapes with different proportions of suitable habitat: a review. Oikos 71(3): 355-366. http://dx.doi.org/10.2307/3545823

Denoël M & Ficetola GF 2007. Landscape-level thresholds and newt conservation. Ecological Applications 17(1): 302-309. http://dx.doi.org/10.1890/1051-0761(2007)017[0302:LTANC]2.0.CO;2

Klein AM, Vaissière BE, Cane JH, Steffan-dewenter I, Cunningham SA, Kremen C, Tscharntke T 2007. Importance of pollinators in changing landscapes for world crops. Proceedings of the Royal Society B - Biological Sciences 274(1608): 303-313. http://dx.doi.org/10.1098/rspb.2006.3721

QUANDO SE TRATAR DE CAPÍTULOS DE LIVROS:

Uhl C, Bezerra O, Martini A 1993. An ecosystem perspective on threats to biodiversity in Eastern Amazonia. In CS Potter, JI Cohen, D Janczewski [Eds]. Perspectives on biodiversity: case studies of genetic resource conservation and development. AASS Press, Washington DC. Pp: 120-154.

QUANDO SE TRATAR DE LIVROS:

Verweij P, Schouten M, van Beukering P, Triana J, van der Leeuw K, Hess S 2009. Keeping the amazon forests standing: a matter of values. WorldWide Fund for Nature (WWF), Netherlands, Zeist. 70 pp. http://www.wwf.se/source.php/1229304/Keeping%20the%20Amazon%20forests%20standing.pdf

QUANDO SE TRATAR DE DISSERTAÇÕES E TESES:

Melo VA 1997. Poleiros artificiais e dispersão de sementes por aves em uma área de reflorestamento, no estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal), Universidade Florestal de Viçosa, Viçosa. 40pp. 

Todas as referências vinculadas ao identificador de objetos digitais DOI da CrossRef devem indicar esse código. Para consultar os códigos, utilize o "Simple text querry form" disponível em http://www.crossref.org/SimpleTextQuery/. Você precisará apenas cadastrar seu email (use o link "sign up for a free acount"), copiar a lista de referências de seu artigo e colá-la no campo do formulário e submeter a consulta. Ao obter o resultado, cheque se os DOI resgatados conferem com as referências clicando nos links.

Referências que não possuam o código DOI mas que estejam disponíveis na internet deverão ser seguidas pelo endereço eletrônico do texto.

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

É permitida a inclusão de documentos suplementares desde que tenham o potencial de ampliar o interesse dos leitores pelo trabalho. Esses documentos devem ser intitulados "Apêndices" e numerados seguindo o padrão para tabelas, figuras e quadros. Cada apêndice deve ser apresentado em um arquivo separado.

Editorial

Restrita a textos produzidos pelos editores da revista.

Artigos Convidados

Restrita a textos técnicos ou de opinião produzidos a convite dos Editores da Revista.

Artigos

Essa seção se destina à publicação de documentos que discutam ou apresentem soluções a problemas ambientais. Inclui textos submetidos pelos próprios autores expontaneamente ou por sugestão dos editores.

Reportagens

Textos produzidos pela equipe de apoio aos editores.

Entrevistas

Entrevistas realizadas pela equipe de apoio aos editores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.