Fontes energéticas alternativas e o panorama energético do estado da Bahia

Autores

  • Érika Garcez Rocha Universidade Federal da Bahia
  • Marcelo Silva de Carvalho Delfino Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.6034

Palavras-chave:

Fontes Energéticas alternativas, Eólica, Termelétrica

Resumo

Osvaldo Soliano, do Centro Brasileiro de Energia e Mudança Climática, discute as potencialidades e os impactos da geração de energia não derivada de hidrelétricas no Brasil e na Bahia. A energia eólica resulta em impacto ambiental baixo e sua importância deverá crescer nos próximos anos. A energia nuclear não deveria ser uma prioridade em função dos riscos a ela associados. O potencial impacto de outras instalações termoelétricas depende de como aquecem a água: carvão, derivados de petróleo e gás natural contribuem com o efeito estufa e com a poluição local, ao passo que biomassa e processos que concentram a energia solar geram menores impactos. A energia solar possui baixo impacto e a Bahia tem potencial para exportá-la para outros estados brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Garcez Rocha, Universidade Federal da Bahia

Érika Garcez da Rocha é estudante de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia e bolsista do Programa de Iniciação à Extensão PROEXT-MEC-SESU.

Marcelo Silva de Carvalho Delfino, Universidade Federal da Bahia

Marcelo Silva de Carvalho Delfino é estudante de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia e bolsista do Programa Pense, Pesquise e Inove a UFBA – PROUFBA.

Downloads

Publicado

2013-10-08

Como Citar

Rocha, Érika G., & Delfino, M. S. de C. (2013). Fontes energéticas alternativas e o panorama energético do estado da Bahia. Revista Caititu, 1(1), 119–123. https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.6034

Edição

Seção

Entrevistas