Energia Alternativa: desafios na ampliação das fontes reforçam a necessidade de integração entre saberes e práticas

Autores

  • Érika Garcez da Rocha Universidade Federal da Bahia
  • Joseanne Assis Guedes Universidade Federal da Bahia
  • Marcelo Silva de Carvalho Delfino Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.5954

Palavras-chave:

Energias alternativas, Impactos energéticos, Problemas práticos

Resumo

Os aumentos populacional e do produto interno bruto indicam que o consumo de energia no Brasil deve aumentar nos próximos anos. Fontes de energia alternativas ao uso de combustíveis fósseis e às hidrelétricas deverão desempenhar um papel central no desenvolvimento da Bahia. Esta reportagem descreve brevemente várias dessas fontes alternativas (energia eólica, solar e nuclear, fusão termonuclear e biomassa), apresenta o potencial para seu desenvolvimento e seus impactos ambientais. É discutida ainda a importância de gerir o consumo de energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Garcez da Rocha, Universidade Federal da Bahia

Érika Garcez da Rocha é estudante de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia e bolsista do Programa de Iniciação à Extensão PROEXT-MEC-SESU.

Joseanne Assis Guedes, Universidade Federal da Bahia

Joseanne Assis Guedes é estudante de graduação do curso de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e bolsista do programa PIBIEX-UFBA.

Marcelo Silva de Carvalho Delfino, Universidade Federal da Bahia

Marcelo Silva de Carvalho Delfino é estudante de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia e bolsista do Programa Pense, Pesquise e Inove a UFBA – PROUFBA.

Downloads

Publicado

2013-10-08

Como Citar

Rocha, Érika G. da, Guedes, J. A., & Delfino, M. S. de C. (2013). Energia Alternativa: desafios na ampliação das fontes reforçam a necessidade de integração entre saberes e práticas. Revista Caititu, 1(1), 89–99. https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.5954

Edição

Seção

Reportagens